São Bernardo terá mais 36 agentes de trânsito a partir de segunda-feira

16 de Jan de 2015 Niceia de Freitas
Os conhecidos `amarelinhos¿ vão atuar na orientação do sistema de trânsito

A Prefeitura de São Bernardo do Campo contrata 36 orientadores de trânsito a partir de segunda-feira (19). A medida visa atender às necessidades naturais da área, mas também se justifica pelas demandas geradas a partir das obras em execução na cidade contra enchentes e de mobilidade, como os corredores de ônibus. Conhecidos como amarelinhos, os novos profissionais não podem emitir multas e se juntam aos 120 que já atuam na orientação dos motoristas e fiscalização do trânsito na cidade, dos quais apenas 14 podem aplicar multa.

Os operadores têm como atribuição orientar o fluxo de trânsito, desvios de viários, fazer escoltas, abordagem para possível infração e prestar atendimento de emergência, entre outras. Para desenvolver as atividades, passam por programa de formação, que vai de 19 a 30 de janeiro. O curso é realizado em módulos, e os participantes precisam obter média 7 para serem aprovados. Se a avaliação for abaixo da prevista, o candidato é reprovado e o contrato de trabalho, rescindido, já que prevê 60 dias de experiência.

O programa de qualificação aborda temas sobre legislação, fiscalização de trânsito, engenharia e operação de trânsito e técnicas operacionais, entre outros. As aulas vão ser realizadas no Centro de Reflexão de Trânsito (CRT) e ministradas pelo Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT). Os novos funcionários serão contratados pela Consladel (prestadora de serviços na área de sinalização e operação de trânsito na cidade).

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura Maurício Souza Pereira, o programa de formação se estende também para os demais agentes de forma gradativa. O objetivo da qualificação é manter padrão de atuação na rua e construir imagem de utilidade pública, disse.