SBC e Fundação Volkswagen firmam parceria para incentivar leitura

19 de Mai de 2016 Niceia de Freitas
Projeto ‘Entre na Roda’ vai permitir formar cerca de 80 educadores e beneficiar mais de nove mil alunos

A Prefeitura de São Bernardo firmou convênio com a Fundação Volkswagen para o projeto educacional de incentivo a leitura ‘Entre na Roda’. A parceria vai permitir a formação de cerca de 80 educadores, entre professores, coordenadores pedagógicos e bibliotecários da rede de ensino municipal. O programa é desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpeq) e a estimativa é que a iniciativa beneficie indiretamente mais de nove mil alunos.

O ato da assinatura ocorreu no gabinete do secretário de Educação, na quarta-feira (18), com a presença da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, além da equipe gestora da Secretaria de Educação de São Bernardo e representantes do Cenpeq.

O ‘Entre na Roda’ desenvolve atividades sobre metodologia de mediação de leitura, fornecendo informações e dicas práticas para incentivar entre os alunos o gosto pela leitura.

“Essa parceria fortalece mais o trabalho que temos desenvolvido de promover a leitura entre os alunos da rede pública e de incentivo ao uso dos acervos disponíveis nas bibliotecas municipais”, disse o secretário Paulo Dias.

O projeto incentiva a leitura por meio de diversas ações, como estudos sobre gêneros literários (poesia, conto, prosa, novela, cordel etc); estudos e discussões sobre os trabalhos de autores consagrados, tanto brasileiros, como internacionais; rodas de leitura; contação de histórias; indicações de leituras; atividades de análise, compreensão e interpretação de textos; apresentação de vídeos e materiais relacionados à leitura; compartilhamento de livros, entre outras.

De acordo com Keli Smaniotti, o ‘Entre na Roda’ é uma iniciativa de sucesso da Fundação Volkswagen. “Temos certeza que é uma ação transformadora, que traz excelentes resultados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, a ideia é que os projetos influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo”, afirmou.

Segundo a Fundação, desde 2003 o projeto já ofereceu mais de 7,6 mil vagas para formação de educadores, em 348 cidades. Isso foi feito por meio de parceria entre setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs).