SBC forma primeira turma de monitores de ecoturismo no Parque Estoril

22 de Mai de 2016 Aglaupe Grana
“Agora sou um incansável protetor do nosso ecossistema”, Adilson Fernandes, formando

A manhã deste domingo (22) foi especial para 30 alunos da primeira turma de monitores de ecoturismo de São Bernardo do Campo, que receberam seus certificados de formação em evento realizado no Parque Natural Municipal Estoril. A solenidade contou com a presença do prefeito, do secretário de Gestão Ambiental, e do representante do Parque Ecológico Imigrantes, Flávio Lessa.

A capacitação, oferecida pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com o Parque Ecológico Imigrantes, tem como meta formar monitores aptos a conduzir visitantes em locais como os parques Natural Municipal Estoril, Estadual da Serra do Mar, Ecológico Imigrantes, Caminhos do Mar e às rotas ecoturísticas.

O chefe do Executivo fez a entrega dos certificados, disse estar muito contente com a formação da turma e lembrou também que participou da primeira aula do curso. “Nossos sonhos podem se tornar realidade quando existe um planejamento, foi o que aconteceu com essa turma, houve dedicação e compromisso”.

O prefeito lembrou ainda diversas ações do governo que valorizaram a natureza e o convívio harmônico com a cidade, “Temos que pensar na cidade como um todo, os investimentos em habitação, saneamento e cuidado com o meio ambiente andam juntos. Já plantamos mais de 1500 árvores na cidade, temos diversos programas de proteção ambiental, rotas ecoturísticas, cuidados com os parques e atenção especial com as áreas de mananciais. Essa é a convivência harmônica entre o homem e a natureza”, destacou.

O público-alvo da formação são moradores maiores de 18 anos e residentes em áreas como Riacho Grande e Pós-Balsa. O curso teve início no segundo semestre de 2015 com a participação de 39 moradores.

O orador da turma, Adilson Soares Fernandes, morador do Bairro Catetos (região do Pós Balsa), contou como o curso modificou não só sua vida, mas também daqueles que estão ao seu redor, “O curso não foi apenas uma formação, ele também mudou minha forma de ver a natureza, antes eu atuava apenas como predador, apenas retirava as coisas dela, hoje tenho uma visão mais ampla e ecológica, me coloco como um incansável protetor do nosso ecossistema”.

O conteúdo da capacitação atende a legislação estadual que estabelece que as visitas guiadas em unidades de conservação ambiental devem ser acompanhadas por pessoas especializadas, chamadas monitores de ecoturismo, e que sua formação deve seguir grade curricular específica.

Parque Estoril- Após a cerimônia, o prefeito Luiz Marinho andou de teleférico e fez uma visita ao Zoológico do Parque. Ele pode ver de perto o trabalho que a equipe desenvolve com o cuidado dos animais, e também o tratamento e reintegração a natureza de diversas espécies.

O Zoo do Parque Municipal Natural do Estoril recebe diversos animais de apreensão ambiental, e também aqueles com algum tipo de lesão. Quando recuperados, os animais que tem a possibilidade,são devolvidos ao seu habitat natural.

O Parque Municipal Estoril fica na Rua Portugal, 1100, Riacho Grande. Funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.