SBC recebe última audiência do plano de desenvolvimento da Região Metropolitana

20 de Jun de 2016 Marcelo Dorador
Atividade acontece nesta terça-feira (21), no edifício sede da Prefeitura

Na próxima terça-feira (21), São Bernardo realiza a última de sete audiências públicas com o objetivo de discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A atividade acontece no Salão Nobre do edifício sede da Prefeitura, no Paço Municipal, a partir das 19h. Está prevista a apresentação do diagnóstico e dos desafios futuros do Plano Diretor Regional (PDR-ABC), que está sendo desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal do ABC (UFABC).

Todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas brasileiras devem desenvolver, até janeiro de 2018, os seus respectivos planos de desenvolvimento urbano integrado, atendendo, assim, determinação do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015).

Na região, o processo de elaboração do PDUI é coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, liderado pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

Essa audiência é parte da primeira etapa do PDUI, onde se estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional. A ação tem como fim reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana, além de fixar as bases de atuação conjunta entre estados e municípios.

Na próxima etapa, serão realizadas oficinas regionais para a discussão do plano diretor metropolitano assim como audiências públicas regionais. Também serão eleitos os representantes da sociedade civil que vão compor a instância deliberativa do PDUI.

O Paço Municipal de São Bernardo do Campo fica na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro. O credenciamento para a audiência acontece às 18h30.