Scania assina convênio com São Bernardo para o turismo industrial

20 de Nov de 2014 Niceia de Freitas
Montadora passa a ser parceira oficial para projeto que abre, literalmente, as portas das empresas para moradores e turistas

A Scania fechou na manhã desta quarta-feira (19) parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo para o projeto de turismo industrial. A partir de agora, a montadora é parceira oficial para as visitas programadas em grupos ao interior da fábrica, passando por diversos departamentos até o processo final da montagem do caminhão. O projeto da Prefeitura faz parte da política pública de fomentar o segmento na cidade e ser rota integrante do turismo nacional.

Lançado em agosto do ano passado, o projeto abre literalmente a porta das empresas para visitas monitoradas em grupos. Desde então, a Prefeitura realizou convênio com a Wheaton do Brasil, Zurich Termoplásticos, Formag's Gráfica e Editora. Além dessas, informalmente outras empresas como a Volkswagen e Basf recebem visitas. A intenção é aumentar o rol de parceiras ainda este ano, de acordo com o diretor de Turismo, Fernando Bonísio.

O diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania, Rogério Rezende que participou da formalização do contrato, disse que se trata de oportunidade proporcionada pelo projeto da Prefeitura. "Não é marketing, nem venda de caminhões, mas uma importante ação de fortalecimento da imagem da companhia que é a nossa cara", disse.

Na empresa, as visitas compreendem duas etapas: a institucional e a produção. Ao final os turistas dirigem o caminhão, que sai da linha de montagem. Os grupos passam pelo processo de usinagem do bloco do motor, da área de transmissão, de cabinas e chassi.

Segundo o Bonísio, as demandas para o projeto têm sido grandes. Grupos universitários de Goiânia têm visitas programadas às empresas da Região até novembro de 2015. "Para atender novas solicitações vamos dividir as agendas, o que será possível com a adesão de novas empresas", disse.

A diretora de Marketing e Comunicação da Scania, Monica Sellmeister, disse que o turismo industrial previsto pela Prefeitura coincide com o grande foco da empresa, que é o respeito ao cidadão. "Valorizamos o indivíduo, principalmente o jovem, quem irá nos substituir no futuro e que acreditamos serão profissionais capacitados", acrescentou ao se referir ao grupo de estudantes. A executiva também ressaltou que outros públicos também são bem vindos na empresa, que promove relacionamento com a comunidade, especialmente a do entorno.