Secretaria de Saúde marca presença em dois eventos nacionais

07 de Ago de 2015 Helder Coelho
Trabalhos desenvolvidos na cidade são apresentados em congresso em Brasília e na Expo Emergência, em São Paulo

Representantes da Secretaria de Saúde de São Bernardo estão participando de dois encontros nacionais de saúde. No XXXI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que está sendo realizado em Brasília, a secretária de Saúde  apresentou nesta quinta-feira (6) exposição sobre “Diretrizes e estratégias para organização do trabalho na Atenção Básica – Documento Norteador”. Já na Expo Emergência, que está sendo promovida na Capital, o SAMU conta com estande para divulgação de suas atividades e técnicos do serviço apresentaram trabalhos científicos sobre o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) e as capacitações sobre primeiros socorros ministradas para órgãos públicos e empresas.

No Congresso de Brasília, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) entre os dias 6 e 8 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a secretária abordou como foram estabelecidas as diretrizes para organizar os fluxos e processos de trabalho na Atenção Básica, condensados no chamado “Documento Norteador”,  que recebeu menção honrosa no V Prêmio David Capistrano, concedido em março último durante o Congresso do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SP).

Na Expo Emergência, evento paralelo à 6ª Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho, que se estenderá até esta sexta-feira (7) no Expo Center Norte, em São Paulo,  o SAMU de São Bernardo conta com estande para a divulgação de suas atividades no município. Os técnicos do SAMU também expuseram dois trabalhos científicos. Um deles trata do Centro Integrado de Monitoramento (CIM), espaço da Secretaria de Segurança Urbana que é compartilhado pelo SAMU, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Departamento de Trânsito. No CIM, esses órgãos dispõem de 400 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade que transmitem imagens em tempo real durante as 24 horas do dia. Das 1.434 ocorrências já registradas no CIM, 572 (39,9%) foram atendidas pelo SAMU 192.

O outro trabalho refere-se às oficinas de capacitação em primeiros socorros ministradas pelos profissionais do SAMU no período de janeiro de 2013 a junho de 2015, envolvendo 4.120 pessoas. Foram treinados funcionários de escolas públicas, soldados do Exército, representantes de comissões de acidentes de trabalho, internos de Medicina, brigadistas de empresas privadas, alunos de escolas de enfermagem e trabalhadores das UPAs, CAPS e do Hospital e Pronto-Socorro Central, com destaque para 1.404 componentes da Guarda Civil Municipal.