Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Prosseguem celebrações dos povos indígenas em São Bernardo

Prosseguem celebrações dos povos indígenas em São Bernardo

07 de Abr de 2015 Marco Borba
Evento, que lembra o Dia do Índio (19), terá mostra de vídeo, exposições, contação de história e visita às aldeias de SBC

Em comemoração ao Dia do Índio (19), o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais (CRCPTs) de São Bernardo do Campo, no Bairro Nova Petrópolis, recebe a Semana dos Povos Indígenas. O evento é realizado há dez anos pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura.

A programação, que é gratuita, prevê workshop, contação de história, mostra de vídeo, exposições e debate sobre comunidades indígenas. Também haverá visita monitorada às aldeias Krukutu e Kaipety, localizadas em São Bernardo. Serão fornecidos certificados de participação.

Com a criação neste ano do CRCPTs, no Casarão da Chácara Silvestre, estão sendo promovidas atividades educativas e pesquisas a partir do acervo material, bibliográfico, fotográfico e documental sobre os povos indígenas e comunidades, em especial a dos Guarani.

Outra novidade é uma parceria com o Grupo de Pesquisa ABC das Diversidades, da Universidade Federal do ABC, para a elaboração e realização de atividades da Semana dos Povos Indígenas.

Serviço – As inscrições podem ser feias pelo e-mail palestrasedebates@gmail.com. O Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais fica na Av. Wallace Simonsen, 1.800, no Bairro Nova Petrópolis. Outras informações pelo telefone 4336-8256.

Confira a programação abaixo.

Curtas e curumins

Como surgiu a noite? E o Boitatá é um monstro com fogo nos olhos? A aldeia invadiu a cidade? Exibição de curtas-metragens que retratam várias histórias e lendas indígenas para crianças. Dias 16 e 17, às 10h e às 14h.

Workshop: Cultura material e ensino da história e cultura dos povos indígenas brasileiros

A atividade é voltada à formação de educadores e interessados em geral. Será realizado a partir da leitura do acervo de cultura material existente no Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais sobre os Povos Indígenas brasileiros. Com a apresentação, o participante terá um panorama de alguns aspectos do cotidiano, tais como caça e pesca, vida doméstica, coleta e alimentação das diversas etnias representadas na exposição. Vagas limitadas a 15 pessoas por turma, por ordem de inscrição. Dias 23 e 24, às 10h e às 14h.

Exposição: Comunidades Guarani e Povos Indígenas do Brasil

Dividida em duas partes. A primeira com fotografias do indigenista e historiador Paulo Porto Borges sobre o cotidiano das comunidades Guarani que vivem na região sul e sudeste do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A segunda parte é formada por objetos materiais, arcos, lanças, flechas, cestarias, cerâmicas, entre outros, pertencentes ao acervo do Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais. Visitação de 8 a 30 de abril, de quarta a domingo, das 10h às 16h.

Visita monitorada às comunidades Guarani

O objetivo da atividade é propiciar ao visitante o conhecimento de aspectos da vida social e cultura tradicional das comunidades indígenas Guarani Krukutu e Kaipety, sua língua, costumes, produção literária e artesanato. No dia 25, a visita inclui palestra sobre a cultura Guarani, exposição de artesanato e degustação de um prato típico, além das apresentações da dança dos guerreiros chamada Xondaro e do Coral com músicas guarani. No dia 26, a ida à Aldeia Krukutu terá como roteiro uma visita ao Museu, à Casa de Reza, ao Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e ao viveiro de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica.

Como participar

Local de saída e chegada: Seção de Pesquisa e Documentação (Alameda Glória, 197, Centro). Vagas limitadas: 40 pessoas por dia (com possibilidade de inscrição individual para os dias da visita). Nos dois dias haverá a disponibilidade de ônibus (gratuitos) do local de saída até as comunidades Krukutu e Kaipety. Horário de saída: 8h. Horário previsto de chegada: 17h.  Dias 25 e 26.