Silvina elege revitalização e construção de praças e recapeamento como prioridades

14 de Mai de 2016 Marcelo Dorador
Moradores da localidade participaram, nesta sexta-feira, de plenária deliberativa do Orçamento Participativo 2017/2018

“Tenho participado de todas as plenárias, e o prefeito tem cumprido sempre com sua palavra. Além de ter atendido as demandas solicitadas nestes encontros, ele tem trazido muitos investimentos para a região, sobretudo, na habitação”, declarou Francisco Pereira Filho, o Chicão, que participou, nesta sexta-feira (13), da plenária deliberativa do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018 da região chamada Q (Silvina).

A região engloba os bairros Jardim Silvina, Silvina Audi, Montanhão, Parque Selecta, Núcleo Bananal, Golden Park, Biquinha, Pica Pau, Vila São José, Parque São Rafael, Sítio Ponto Alto, Represa Baraldi, Jardim Balneário Alvorada e Vila São Bernardo Novo. O encontro da noite de sexta feira ocorreu na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Benedito José de Morais.

Nesta plenária Chicão, assim como outros 220 credenciados, puderam escolher três demandas para a região e uma para a cidade, que poderão entrar no orçamento municipal. São elas, a construção de uma praça no Parque Selecta; a revitalização do campo da Vila São José com implementação de gramado sintético, academia ao ar livre, quadra de esportes, pista de skate e pista de caminhada; e o recapeamento nas principais ruas do Jardim Silvina. Para o município foi eleita a  construção de muros de contenção nas encostas da cidade.

As plenárias são também oportunidade de prestação de contas, durante o encontro, o prefeito, apresentou os resultados dos processos deliberativos de anos anteriores na região Q, dentre eles a abertura de novo acesso para o Parque Selecta, a revitalização da Praça dos Trabalhadores, e a abertura do novo acesso ao bairro Golden Park, já concluídos. Na oportunidade, o chefe do executivo, aproveitou para convidar os presente a inauguração do Centro Educacional Unificado (CEU) Silvina, que acontece no sábado 14, às 9h.

O prefeito elogiou ainda a participação da população e apontou que um dos objetivos das plenárias é promover a participação cidadã “Percebemos que a cidade está passando por uma grande mudança, olha esta plenária tão qualificada. A população participa efetivamente, questionando, propondo, e fazendo cobranças. Isso é motivo de muito orgulho para mim como gestor público, e afirmo, nós podemos cada vez mais transformar juntos a nossa cidade”, disse.

Conselheiros – No encontro também foram eleitos os moradores José Neto Alves Rodrigues, e Walter Joaquim Mendonça (suplente) para compor o Conselho Municipal de Orçamento (CMO), instância onde são definidas quais demandas apontadas pela população nas plenárias deliberativas vão entrar no orçamento e se serem executadas pela Prefeitura.

José, morador do Jardim Silvina há 34 anos, foi reconduzido ao cargo e disse que o CMO é um espaço importante onde os participantes tem oportunidade de conhecer toda a cidade e ajudar a construir um lugar melhor. “A primeira vez que fui eleito eu não imaginava o que iria encontrar. Mas afirmo hoje com toda a certeza, que foi uma das experiências mais gratificantes que já vivenciei, onde pude participar com outros colegas do conselho e conhecer toda a cidade, a realidade como um todo. Espero poder contribuir novamente nesta recondução”.