Sindicato recebe reunião preparatória ao Orçamento Participativo 2017/2018

27 de Abr de 2016 Marcelo Dorador
Prefeito de SBC explicou a sindicalistas e lideranças como funciona o processo de gestão participativa do município

O prefeito de São Bernardo realizou nesta terça-feira (26) reunião preparatória ao Orçamento Participativo (OP) 2017/2018 na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O encontro reuniu sindicalistas, representantes dos Comitês Sindicais de Empresas (CSE) e outras lideranças. Depois de explicar como funciona o processo participativo no município, o chefe do Executivo convidou todos a participar das plenárias deliberativas do OP, que ocorrem em toda a cidade de 2 de maio a 1º de julho.

Durante o encontro, o prefeito também apresentou um balanço das obras e projetos executados na cidade desde 2009. Na área de habitação, por exemplo, foram entregues mais de 4,8 mil moradias e regularizados 4.563 imóveis.

Na saúde, entre diversos outros avanços, os moradores passaram a contar com o Hospital de Clínicas Municipal e nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Também foi feita a reforma e ampliação ou construção de 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, lembrou outra novidade iniciada pelo atual governo, a coleta seletiva porta a porta, já presente em toda a cidade e que, hoje, recicla 5,8% de tudo que é descartado pela população.

Também foi citada no encontro a construção de 22 Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) e de seis Centros Educacionais Unificados (CEUs).

De acordo com o prefeito, esses e outros projetos e obras foram pensados e realizados por meio da participação popular. “Os avanços em nossa cidade são resultado da participação da população de São Bernardo nas reuniões deliberativas. Contamos com o apoio de vocês para mobilizar os moradores a participar das plenárias e, assim, construirmos uma cidade cada vez melhor.”

Participação - As plenárias deliberativas deste ano do Orçamento Participativo serão realizadas de 2 de maio a 1º de junho, em 20 regiões do município. Nesses encontros, os moradores escolhem e votam em três demandas prioritárias para a sua região e uma para a cidade. Os moradores elegem, ainda, conselheiros e representantes regionais.

A primeira reunião, no dia 2, às 19h, acontece na chamada região R, no Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa - Rua Tiradentes, 1.845, Vila do Tanque.