Sonho de moradores do Royal Park, regularização fundiária é eleita no OP

07 de Mai de 2016 Vladimir Ribeiro
Durante plenária realizada na manhã deste sábado, prefeito anuncia serviços de manutenção para vias do Bairro Batistini

“Hoje foi dado um grande passo para um sonho antigo. Graças a Deus conseguimos que a demanda fosse aprovada.” Foi dessa forma que o operador de empilhadeira Sérgio Aparecido Ferrari comemorou a aprovação da regularização fundiária do Royal Park, na plenária deste sábado (7) do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018.

Ferrari destacou ainda que a ação de urbanização do bairro significará outros benefícios para os moradores, como a valorização dos imóveis: “Conseguimos isso com a mobilização da comunidade. Todos trabalharam com um objetivo em comum nesta plenária do OP”, salientou.

A reunião, que ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Isidoro Batistini, no Bairro Batistini, contempla a Região P, que tem ainda os bairros Nova Canaã II, Parque Los Angeles, Jardim Represa, Chácara Royal, Parque Imigrantes, Jardim Pinheiro, Vila Bosque, Vila Norma, Jardim Skaff e Jardim São Judas Tadeu, entre outros.

Outra demanda aprovada durante a plenária foi a construção de pista para caminhada na Rua Jatobás, no Pinheirinho. Como demanda para a cidade, a população escolheu a reforma do Centro Recreativo e Esportivo (CREC) Vila Marlene, que deverá ser transformado em centro de excelência para meia e terceira idade.

“Acompanho as plenárias desde 2009, e posso afirmar que essa é uma política democrática na qual o povo pode estar junto com o governo. Já conseguimos muitas vitórias para a região e vamos conseguir mais”, destacou o eletricista de manutenção Ezequias Araújo Gomes.

Manutenção qualificada – Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Entre as que foram concluídas estão o projeto executivo de urbanização e recuperação ambiental do Núcleo Batistini, incluindo área de lazer e providências para licenciamento ambiental; pavimentação das ruas do Royal Park; urbanização da Praça Ceará, no Jardim Represa; implantação de área de lazer e reforma de quadra localizada na Rua dos Apóstolos, no Jardim Canaã.

No momento estão em andamento o projeto executivo de urbanização do Jardim Represa, Núcleo Victor Brecheret (Núcleo 30) e Parque Imigrantes, condicionado à captação de recursos externos; reconstrução da Emeb Octavio Edgard de Oliveira, no Parque Los Angeles; obras de urbanização integrada do Batistini, condicionada à captação de recursos externos; e reconstrução da Emeb José Arnaud da Silva, no Jardim Pinheiros.

O prefeito destacou que as ações e obras, por vezes, não têm o andamento desejado pela população e por ele, e que atrasos ocorrem: “Por conta disso, vamos fazer uma manutenção qualificada em ruas do Batistini, como nas ruas Água de Santa Barbará, Sante Batistini, Águas da Prata, Águas de Santa Clara, Travessa Sem Nome, Águas de São Pedro, Água Santa e Água Bela. Essas vias também receberão iluminação pública”, disse.

Conselho Municipal de Orçamento - Para compor o Conselho Municipal de Orçamento foram eleitos os moradores Luiz Felipe Gomes Nelson (titular) e Rivaldo Bezerra da Silva (suplente). Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, de compor as comissões regionais de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços.

A próxima plenária deliberativa será na Região N, na segunda-feira feira (9), às 19h, no Ginásio Poliesportivo Eder Simões Barbosa – Estrada do Poney Club, 148, Jardim das Orquídeas.