Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Sorriso aberto, e sem esconder o rosto, parece um sonho para muitos

Sorriso aberto, e sem esconder o rosto, parece um sonho para muitos

30 de Jan de 2015 Vladimir Ribeiro
Dona de casa do Batistini está entre os 10 mil moradores de São Bernardo beneficiados com prótese dentária

Foram três meses de espera para que a dona de casa Maria Aparecida dos Santos Leite pudesse voltar a sorrir sem esconder o rosto. A moradora do Bairro Batistini é uma das beneficiadas pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Nova Petrópolis -- ligado ao programa do Governo Federal Brasil Sorridente --, que desde 2011 entregou 10 mil próteses dentárias para moradores de São Bernardo do Campo, uma média de 300 por mês.

 

Maria Aparecida recorda que sempre foi comunicativa e que por muito tempo sentiu vergonha de sorrir, por conta da falta de dentes. E lembra também que a antiga prótese, de tanto que foi colada, em determinado momento teve de ser descartada. “Como não tinha dinheiro para mandar fazer uma nova, fiquei sem nada por dois anos”, disse.

 

Foi durante consulta odontológica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro que veio o encaminhamento para o CEO/Brasil Sorridente Nova Petrópolis. Da primeira consulta até o momento em que pode sair com a nova prótese dentária foram três meses de espera. “Gostaria de ter registrado a feição com que ela chegou na primeira consulta e depois, quando entregamos a prótese definitiva”, comentou a protesista Eliane Aparecida de Souza.

 

A paciente, por sua vez, lembra que desde a última consulta no CEO as mudanças foram para melhor. “Agora posso sorrir à vontade e sem me preocupar em esconder o rosto. Minha autoestima melhorou e já arrumei um namorado por causa do novo sorriso”, destacou.

 

Foi em 2009 que o CEO Nova Petrópolis passou a atender dentro do programa Brasil Sorridente, nas seguintes especialidades: estomatologia, que cuida de lesões bucais pré-cancerígenas; periodontia, que trata de inflamações da gengiva; endodontia, tratamentos de canais; pequenas cirurgias, como extração de dentes do siso e atendimento a pacientes  portadores de necessidades especiais.

 

De acordo com o gerente da unidade, Roberto Luiz de Oliveira, a proposta é deixar os atendimentos mais básicos para as UBSs, enquanto O CEO fica responsável pelas especialidades. “Com isso, conseguimos organizar e agilizar o atendimento aos pacientes”, disse.

 

Em maio deste ano, a presidente Dilma Rousseff e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entregaram outra unidade do CEO, esta no Alvarenga, batizada com o nome de Cinthya Magaly Moutinho, dentista assassinada em abril de 2013 por grupo de assaltantes em seu consultório, no Jardim Copacabana. Segunda unidade do programa Brasil Sorridente no município, é referência para os bairros Alvarenga, Ipê, União, Jardim das Oliveiras, Orquídeas, Vila Marchi, Alves Dias, Nazareth e Vila Rosa.

 

Para 2015, está programada a entrega da terceira e última unidade do programa no município, no Jardim Silvina.