Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Teatro Abílio Pereira de Almeida recebe ‘Jornada contra a Intolerância’

Teatro Abílio Pereira de Almeida recebe ‘Jornada contra a Intolerância’

11 de Mar de 2016 Aglaupe Grana
Evento tem como objetivo debater o número crescente de atitudes discriminatórias contra diferentes grupos da sociedade

A segunda edição da ‘Jornada contra a Intolerância’ ocorre nesta sexta-feira (11), às 19h, no Teatro Abílio Pereira de Almeida, no Baeta Neves. Dessa vez, vão participar dos debates professores do Centro Livre de Artes Cênicas (Clac), que, junto com os alunos, vão debater sobre algumas das modalidades de preconceitos de que são alvo os atores.

A Jornada pretende contribuir para uma mudança de mentalidade e comportamento, ampliando a discussão de temas polêmicos, como homoafetividade, diferenças ideológicas e racismo. Participarão de programação, durante todo o ano, diversos representantes de segmentos da sociedade, coletivos, a rede de polos culturais e escritores, entre outros.

O primeiro encontro aconteceu em janeiro e teve a participação de coletivos que militam em diversas frentes a favor de uma sociedade mais inclusiva e participativa, tais como o Traço (composto por artistas usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS) e o Escritores da Cidade.

A realização do debate está ligada à ocorrência de ataques motivados por intolerância política e racial em equipamentos públicos de cultura e universidades de São Bernardo. Isso ocorreu, por exemplo, quando visitantes violaram obras da exposição Ignóbil em Quadrinhos, do artista Dablio C (com foco em crítica social). Também foram registradas reclamações em livro de presença durante a exibição de filmes que tinham como tema a homoafetividade.

A agenda de encontros será divulgada na página do Guia da Cidade: www.saobernardo.sp.gov.br/guiadacidade.