Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Técnicos de saúde mental de várias cidades são capacitados em SBC

Técnicos de saúde mental de várias cidades são capacitados em SBC

27 de Mar de 2015 Helder Coelho
Profissionais de 12 municípios estão na cidade por meio do Projeto Percursos Formativos, do Ministério da Saúde

São Bernardo do Campo está capacitando técnicos de saúde mental de 12 municípios brasileiros dentro do Projeto Percursos Formativos, do Ministério da Saúde. A proposta tem como finalidade promover o intercâmbio de experiências na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com base nos princípios da Lei de Reforma Psiquiátrica, que prevê a progressiva extinção de manicômios no País e sua substituição por serviços comunitários de saúde mental.

Para a psicóloga Ana Lourdes de Castro, coordenadora de saúde mental do município de Morrinhos, em Goiás, a formação em São Bernardo tem sido “encantadora”.  A psicóloga disse que, em sua cidade, os serviços de saúde mental ainda têm estrutura manicomial e que ela pretende implantar um novo modelo de atenção psiquiátrica a partir dos conhecimentos adquiridos em São Bernardo.

“São Bernardo é referência nacional em saúde mental. Nos chama a atenção a articulação em rede, o compromisso dos trabalhadores e o dinamismo dos serviços. A formação tem sido muito produtiva e contribuirá para que levemos aos nossos profissionais uma nova cultura de atendimento aos pacientes psiquiátricos.”

Os módulos de capacitação têm duração de dez meses e enfocam seis linhas de ação: atenção à crise e urgência em saúde mental, saúde mental infanto-juvenil, saúde mental na Atenção Básica, demandas associadas ao consumo de álcool e outras drogas, desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.

Além de Morrinhos, participam da capacitação em São Bernardo  técnicos das cidades de Pocinhos (Paraíba), Cerquilho (São Paulo), Floriano (Piauí), Carmo do Rio Claro (Minas Gerais), Araguaína (Tocantins), Betim (Minas Gerais), Maracanaú (Ceará), Santa Rosa (Rio Grande do Sul), São Miguel (São Paulo), Angra dos Reis (Rio de Janeiro) e Orleans (Santa Catarina).

Em uma segunda etapa, técnicos de São Bernardo seguirão para estas cidades para realizar oficinas nos serviços locais, o que deverá acontecer a partir do segundo semestre deste ano, com término até o fim de 2015.

O Ministério da Saúde vem monitorando as formações realizadas nos municípios. O assessor técnico do Ministério, Enrique Berssoni, diz que a avaliação da formação por parte dos técnicos envolvidos tem sido muito positiva. “São Bernardo conta com uma experiência inovadora, ousada, que certamente trará grande impacto na metodologia adotada pelos municípios que participam do Projeto Percursos Formativos.”