Tecnologia e conectividade a serviço da Educação de São Bernardo

27 de Out de 2015 Elenice Vieira
Rede municipal conta com 15 mil netbooks, que são usados como instrumentos de aprendizado em sala de aula

As crianças do Parque Los Angeles estão conectadas com o mundo e não escondem o entusiasmo em usar o laboratório de informática e os netbooks, que a rede municipal tem desde 2011, quando 15 mil equipamentos foram distribuídos e são instrumentos de aprendizado do Ensino Infantil à EJA (Educação de Jovens e Adultos). Por isso mesmo, a vida tecnológica das crianças da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Octavio Edgard de Oliveira é bem movimentada.

Os programas são disponibilizados de acordo com o ciclo do aluno. Através de internet banda larga, as crianças podem fazer pesquisas e também trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Além do acesso ao mundo virtual, os equipamentos trazem banco de dados com aplicativos educacionais e diversas ferramentas multimídia. A tecnologia ajuda na alfabetização, nas pesquisas sobre os temas estudados, na interpretação de texto, em leituras e em vários outros momentos da vida escolar.

De acordo com a diretora da escola, que tem 550 alunos, Cristiane Araújo Santos, depois da implantação desta ferramenta, as crianças ficaram mais estimuladas a aprender. “Nesta região elas não dispõem desta tecnologia em casa, e assim proporcionamos a inclusão digital.” Leia também sobre aulas de robótica.

Com essa proposta, os alunos se sentem mais interessados em aprender a utilizar o computador e ampliar seus conhecimentos. Para a aluna do 5º ano do Fundamental Gleiciely Maria da Silva, que é uma das monitoras da escola, a participação no projeto despertou os sonhos de uma carreira na área de tecnologia: “Penso em fazer uma Faculdade de Tecnologia e me tornar uma profissional”, disse. Estudante do mesmo ano, Arthur Euzébio tem sonho ainda maior do que sua colega de escola: “Quero ser um empresário da tecnologia. As aulas me despertaram essa vontade”, afirma.