Tecoste Confecções fornece itens para o Turismo industrial da Prefeitura de SBC

06 de Mai de 2015 Niceia de Freitas
Turistas que visitam empresas terão à disposição artigos personalizados

A Tecoste Confecções se tornou fornecedora oficial com a produção de itens personalizados para o projeto de turismo industrial da Prefeitura de São Bernardo. Os turistas que vierem para a cidade nas visitas monitoras às empresas poderão adquirir artigos com a marca do projeto e produzidos pelo empreendimento como bolsas, nécessaires e estojos.

O grupo de costureiras é um dos empreendimentos apoiados pelo programa de geração de trabalho e renda da Prefeitura de São Bernardo e integra o Arranjo Produtivo Local (APL) Têxtil e Confecções do Grande ABC.

A oficina, que abriga máquinas de costura industrial, entre outros equipamentos, está instalada em espaço cedido pela Prefeitura. A coordenação da atividade é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O grupo é formado por seis costureiras que se uniram em 2009, a partir do projeto Costurando o Futuro, da Fundação Volkswagen, que promove a capacitação técnica e fornece material dentro do conceito da logística reversa. Ou seja, a matéria-prima utilizada pela confecção são os uniformes em desuso pelos funcionários da fábrica e revestimentos de bancos.

Além disso, o grupo teve apoio da SBCSol, a incubadora pública da Prefeitura. Trata-se de projeto da atual administração - em parceria com a Universidade Metodista, Instituto Ganbery e Finep-Inovação e Pesquisa - que procura fomentar a economia solidária na cidade.

Novidade – A Tecoste foi certificada e passou a ser fornecedora oficial para artigos de brinde da Fundação Volkswagen. Lusinete de Souza Almeida, uma das integrantes do grupo, disse que o fornecimento já ocorria para a Fundação. Agora, com a homologação, poderão comercializar também para a fábrica.

Segundo Lusinete, com a parceria a capacidade de produção atual, de 1,5 mil peças por mês, ficou comprometida até abril deste ano. “E já temos a encomenda de seis mil lixeiras de carro”, comemora.