Prefeito participa da abertura da IV Conferência Municipal das Mulheres

12 de Set de 2015 Niceia de Freitas
Evento discute formas de fortalecer a participação das mulheres na sociedade

O prefeito de São Bernardo participou da abertura da IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres neste sábado (12), no Centro de Referência do Idoso (CRI), no Centro. A proposta do evento é discutir estratégias para o fortalecimento das políticas de participação das mulheres nos diversos segmentos da sociedade.

O chefe do Executivo disse que desde o início de sua gestão o governo discute políticas afirmativas em diversas áreas, como habitação, educação, saúde e segurança.

O prefeito também lançou dois desafios a serem debatidos pelas mulheres na Conferência Municipal: a importância da presença feminina na Câmara Municipal – hoje não há mulheres vereadoras; e o encaminhamento ao poder Legislativo, ainda este ano, de proposta que crie um conselho com legitimidade para encaminhar políticas públicas para as mulheres.

“A questão do gênero está presente nas nossas ações e é um compromisso de governo. Mas é preciso avançar e cabe a cada um de nós contribuir para essa transformação”, disse.

Sob o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o encontro acontece com a representação de 28 delegadas (17 representantes da sociedade civil e 11 do Poder Público), que participarão da Conferência Estadual, prevista para ser realizada entre janeiro e março de 2016. Elas foram eleitas durante as 20 pré-conferências, realizadas com a participação de 720 mulheres de várias regiões do município.

O objetivo da iniciativa é articular propostas voltadas à garantia de direitos e combater todas as formas de discriminação e violência, além de fortalecer e articular uma rede de serviços em várias áreas.

Durante o evento, as participantes assistiram vídeo que destacou as diversas ações do atual governo para esse público, como a criação do Departamento de Políticas Afirmativas para as Mulheres.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania ressaltou que, apesar de conquistas como a Lei Maria da Penha, de combate à violência doméstica, e uma rede de serviços de atenção e acolhimento, é preciso avançar. “Por causa de uma composição conservadora do Congresso Nacional, corremos o risco de perder muitas conquistas, direitos e autonomia. Isso vai na contramão de tudo que fizemos até hoje. Temos, por exemplo, projetos que tramitam e criminalizam ainda mais a questão do aborto. Por isso, precisamos ter consciência de que devemos nos manter fortes e unidas nesta conferência”, disse.

Os quatro eixos temáticos do encontro municipal são: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Propor recomendações para o sistema político com participação das mulheres e igualdade; e Propor subsídios e recomendações ao Sistema Nacional de Política para as mulheres.

Durante o período da manhã, participaram também representantes da sociedade civil, vereadores e secretários municipais. Talentos da cidade se apresentaram no encontro.