Turismo industrial de São Bernardo completa mil visitas nesta semana

08 de Abr de 2015
Programa da Prefeitura de visitas monitoradas às empresas é considerado referência para o Grande ABC

O turismo industrial de São Bernardo do Campo completa nesta semana mil visitas às empresas do município desde que o projeto foi lançado, em agosto de 2013. O número será atingido com dois grupos de turistas, de Goiânia (GO) e Montes Claros (MG), que estão na cidade de terça-feira a sexta-feira (7 a 10). A marca será lembrada com selo comemorativo.

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sdet), o projeto leva turistas e moradores para conhecer o interior das empresas. Além de divulgar o potencial do parque fabril de São Bernardo, a ação potencializa a visitação a outros pontos turísticos da cidade, como Serra do Mar, Cidade das Crianças e as rotas gastronômicas.

No momento, estão na cidade 30 turistas de duas universidades: da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Goiânia, e da Faculdades Integradas Pitágoras, de Montes Claros. Eles vão conhecer as empresas Volkswagen do Brasil, Mercedes-Benz, Basf, Wheathon do Brasil, Zurich Termoplásticos, Friozem Logística, Scania Latin America e Henry Borden.

Referência - O programa de turismo industrial de São Bernardo está sendo considerado referência para as cidades vizinhas. Durante reunião no Consórcio Intermunicipal Grande ABC nesta semana, os prefeitos assinaram convênio com o Convention & Visitors Bureau - instituição da América do Sul com 700 associados - com o objetivo de promover, também na região, visitas monitoradas às empresas.

O Ministro do Turismo, Vinícius Lages, em visita ao Consócio no final de março, reforçou a ideia de disseminar o turismo regionalcomo alternativa de desenvolvimento econômico capaz de gerar emprego e renda. Para ele, a vocação industrial da região se configura em um dos grandes diferenciais para potencializar o turismo.