Turismo industrial de SBC busca parceiros de vários ramos de atividades

07 de Jul de 2015 Niceia de Freitas
Programa abre a porta das empresas para os turistas; meta é passar a oferecer produtos e serviços a custos menores aos visitantes

A Prefeitura de São Bernardo lançou edital com o objetivo de formar rede de parcerias para o programa de turismo industrial. A meta é cadastrar empresas de diversos ramos de atividades, que passariam a oferecer descontos em produtos e serviços para os grupos que visitam a cidade. Já se inscreveram hotéis, bares, empresas de locação de vans, de entretenimento, entre outros.

Desde que o programa de turismo industrial foi lançado, em 2013, até maio deste ano, o município recebeu 1.235 pessoas, sobretudo universitários de outros Estados, interessados em conhecer as indústrias locais.

O diretor de Turismo da Prefeitura explica que a rede será uma oportunidade para visitantes utilizarem serviços e produtos com custo mais acessível. “Quando fecharmos um grupo de turistas, teremos uma lista de opções à disposição para facilitar sua estada na cidade, já que esse público vem para visitar as empresas, mas aproveita a oportunidade para conhecer outras atrações, como a Cidade da Criança e a Serra do Mar”.

A Tecoste Confecções, grupo de economia solidária apoiado pela Prefeitura, já é fornecedora oficial de produtos de fabricação própria e personalizados com etiqueta do programa. Os turistas podem adquirir artigos como bolsas, nécessaires, porta-objetos, sacolas, mochilas, estojos, entre outros. O grupo é formado por seis costureiras.

Mais informações sobre a rede de fornecedores do programa de turismo industrial pelo telefone 4348-1000 ramal 2222.

Estância - O turismo industrial é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e, literalmente, abre as portas das empresas para visitação, conforme agenda programada.

Atualmente são parceiras oito empresas: Wheaton Brasil Vidros, Zurich Termoplásticos, Formag's Gráfica e Editora, Mercedes-Benz do Brasil, Scania Latin America, Volkswagen do Brasil, BASF – We Create Chemistry (Tintas Suvinil e Fundação Espaço Eco) e Friozem Logística.

Para incentivar ainda mais o turismo na cidade, a Prefeitura vem qualificando e revitalizando diversos espaços, como a Prainha, Parque Estoril, Cidade da Criança, Chácara Silvestre e o Estádio 1º de Maio. Também está construindo o Museu do Trabalho e Trabalhador, no Centro, instalou no município dois CIT (Centros de Informações Turísticas) e capacitou agentes e atores envolvidos nas atividades turísticas.

Graças a todas essas ações, São Bernardo está pleiteando do governo estadual o título de Município de Interesse Turístico, condição preliminar para ser considerada Estância Turística.