Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Turismo industrial de SBC busca parceiros de vários ramos de atividades

Turismo industrial de SBC busca parceiros de vários ramos de atividades

07 de Jul de 2015 Niceia de Freitas
Programa abre a porta das empresas para os turistas; meta é passar a oferecer produtos e serviços a custos menores aos visitantes

A Prefeitura de São Bernardo lançou edital com o objetivo de formar rede de parcerias para o programa de turismo industrial. A meta é cadastrar empresas de diversos ramos de atividades, que passariam a oferecer descontos em produtos e serviços para os grupos que visitam a cidade. Já se inscreveram hotéis, bares, empresas de locação de vans, de entretenimento, entre outros.  

Desde que o programa de turismo industrial foi lançado, em 2013, até maio deste ano, o município recebeu 1.235 pessoas, sobretudo universitários de outros Estados, interessados em conhecer as indústrias locais.

O diretor de Turismo da Prefeitura explica que a rede será uma oportunidade para visitantes utilizarem serviços e produtos com custo mais acessível. “Quando fecharmos um grupo de turistas, teremos uma lista de opções à disposição para facilitar sua estada na cidade, já que esse público vem para visitar as empresas, mas aproveita a oportunidade para conhecer outras atrações, como a Cidade da Criança e a Serra do Mar”.

A Tecoste Confecções, grupo de economia solidária apoiado pela Prefeitura, já é fornecedora oficial de produtos de fabricação própria e personalizados com etiqueta do programa. Os turistas podem adquirir artigos como bolsas, nécessaires, porta-objetos, sacolas, mochilas, estojos, entre outros. O grupo é formado por seis costureiras.

Mais informações sobre a rede de fornecedores do programa de turismo industrial pelo telefone 4348-1000 ramal 2222.

Estância - O turismo industrial é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e, literalmente, abre as portas das empresas para visitação, conforme agenda programada.

Atualmente são parceiras oito empresas: Wheaton Brasil Vidros, Zurich Termoplásticos, Formag's Gráfica e Editora, Mercedes-Benz do Brasil, Scania Latin America, Volkswagen do Brasil, BASF – We Create Chemistry (Tintas Suvinil e Fundação Espaço Eco) e Friozem Logística.

Para incentivar ainda mais o turismo na cidade, a Prefeitura vem qualificando e revitalizando diversos espaços, como a Prainha, Parque Estoril, Cidade da Criança, Chácara Silvestre e o Estádio 1º de Maio. Também está construindo o Museu do Trabalho e Trabalhador, no Centro, instalou no município dois CIT (Centros de Informações Turísticas) e capacitou agentes e atores envolvidos nas atividades turísticas.

Graças a todas essas ações, São Bernardo está pleiteando do governo estadual o título de Município de Interesse Turístico, condição preliminar para ser considerada Estância Turística.