Turismo industrial de SBC foca público feminino em março

04 de Mar de 2015
Programação especial celebra o Dia Internacional da Mulher (8)

Como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher (8), as atividades de turismo industrial realizadas em São Bernardo neste mês irão focar o público feminino. Estão programadas duas visitas monitoradas: na Wheathon Brasil Vidros, dia 12, e na Scania Latin America, dia 13. As inscrições vão até sexta-feira (6) e o grupo é limitado em 15 pessoas.

O programa de turismo industrial é iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) da Prefeitura de São Bernardo. A meta é aproveitar o grande parque fabril do município para promover essa modalidade de turismo, divulgando São Bernardo e suas atrações.

Atualmente, oito empresas de São Bernardo promovem visitas monitoradas em suas instalações. Além da Wheathon e Scania, integram o projeto a Zurich Termoplásticos, Mercedes-Benz, Formag’s Gráfica, Basf, Fundação Espaço Eco (FEE) e Friozem, esta última tendo aderido ao programa recentemente. Outras empresas recebem visitas informalmente e são consideradas potenciais parceiras.

Nova empresa - A assinatura do convênio com a Friozem, da área de logística, aconteceu durante reunião do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo realizada em fevereiro. Na empresa, o turista pode conhecer, entre outras coisas, as câmaras frigoríficas usadas para estocar produtos, algumas com temperatura de até -25°C.

Outra ação para promover o setor na cidade foram visitas, pela diretoria de turismo industrial de São Bernardo, em fevereiro, a empresas nos Estados Unidos. O objetivo foi conhecer as experiências que essas companhias – dos setores de embarcação, doces cítricos e automotivo – acumularam na promoção do turismo em seus próprios parques industriais.

Para incentivar ainda mais a atividade em São Bernardo, a SDET está organizando uma conferência internacional do segmento.