Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha terá nova sede

Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha terá nova sede

04 de Mai de 2016 Vladimir Ribeiro
CAISM também passará a atender em novo endereço até o fim ano

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Terezinha ganhará nova sede. O projeto para a edificação foi apresentado pelo prefeito na tarde desta quarta-feira (4), em solenidade de assinatura de contrato de alienação do prédio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).

Também participaram do evento os secretários Coordenação Governamental e Serviços Urbanos, de Saúde e  Governo, além do presidente da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Oliveiros Ferreira.

O terreno de 2.392 m² do CAISM, localizado na Rua Barão do Rio Branco, no Santa Terezinha, foi leiloado no dia 11 de março por R$ 7.472.993,31. O arrematante foi a Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social. Com os recursos provenientes da venda da área, a Prefeitura irá construir a nova sede da UBS Santa Terezinha, atualmente localizada na Rua Dois de Outubro, 175.

A nova sede da UBS será erguida em área de 1.878 m² na Rua Santo Antonio, no Santa Terezinha. O terreno já foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação pelo prefeito, conforme decreto nº 19.619, de 29 de março último.

O projeto de construção prevê fachada padronizada, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca,  fraldário, sala para reuniões comunitárias, rampa de acesso para pessoas com deficiência, banheiros adaptados, sala multiprofissional, escovódromo, consultório de saúde bucal e consultórios médicos, além de paredes decoradas com painéis fotográficos retratando moradores da comunidade.

O prefeito lembrou que tanto a nova sede para a UBS quanto a mudança do CAISM para local mais próximo do Hospital Municipal Universitário (HMU) eram demandas antigas. “Com a venda do terreno conseguimos sanar esses dois problemas. A UBS hoje funciona em imóvel alugado e necessita de mais espaço para melhorar o atendimento”, salientou.

CAISM – Os atendimentos realizados no CAISM devem permanecer no atual imóvel até setembro, quando serão transferidos para o prédio do Centro Regional de Especialidades Rudge Ramos - Rua Brasil, 350 -, que, por sua vez, será remanejado para o novo prédio da Policlínica Centro – Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Baeta Neves.

Com a mudança para o novo endereço, além de ganhar mais espaço, o CAISM estará mais próximo do HMU, ao qual está vinculado. “Além de melhorar o acesso da população à unidade, haverá melhor integração dos dois serviços, no processo de trabalho e otimização dos recursos”, destacou a secretaria de Saúde.

Escola – A Instituição Adventista pretende aproveitar o terreno da Rua Barão do Rio Branco para expandir o Colégio Adventista de São Bernardo, que atualmente atende apenas alunos do Ensino Fundamental. Com a ampliação, será criado o Ensino Médio, com 600 vagas. No mesmo espaço, a instituição também pretende construir a sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que mantém escolas e organizações sociais na região e litoral.