Unidade Básica de Saúde Vila Rosa ganhará nova sede

23 de Jun de 2016 Vladimir Ribeiro
UBS passará a ocupar escola desativada, que será reformada; objetivo é ampliar oferta de serviços

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Rosa irá ganhar uma nova sede. O prefeito de São Bernardo assinou a ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) João Setti, onde passará a funcionar a unidade de saúde, nesta quinta-feira (23).

O edifício será reformado para atender as necessidades dos usuários e trabalhadores. Serão 891,37m² de área construída em dois andares (térreo e subsolo). No térreo, está prevista uma recepção para 24 pessoas, espaço criança, farmácia, fraldário, cinco consultórios clínicos e salas de acolhimento, vacina, curativo, medicação e inalação.

No subsolo, haverá sala de espera para 17 pessoas, espaço criança, duas salas para os profissionais de saúde mental, um consultório odontológico com quatro cadeiras, sala para a comunidade, vestiários e sala de reuniões administrativas.

O projeto prevê a construção de escada e a instalação de elevador do tipo plataforma, que irá atender pessoas com capacidade reduzida de locomoção. Externamente, serão construídas rampas de acesso.

“Estávamos muito ansiosos por essas intervenções. O prédio atual não dá conta de prestar atendimento de qualidade à população. Além disso, não havia acessibilidade para cadeirantes e idosos. Agora teremos um espaço adequado e atendimento aprimorado”, comemorou Marcelo Lima e Silva, morador da Vila Rosa.

Silva lembrou que desde a década de 1980 passa em consultas e atendimentos na unidade, que ao longo do tempo passou por algumas reformas. “Foram feitos puxadinhos, o que não é o melhor para uma UBS. Com as intervenções desta Administração, vamos ganhar novos serviços, como o de saúde mental”, destacou.

A UBS Vila Rosa tem 15 mil usuários cadastrados e é referência para os moradores dos bairros Independência, Santo Inácio, Parque dos Pássaros, Galileia, Jardim Vera Cruz, Jardim Beatriz, Jardim Fênix, Vila Olga, Jardim Aurora, Jardim Brasília e Vila Coca.

O prefeito destacou que o atual prédio da unidade de saúde será demolido e que no terreno será feita uma extensão da Rua Joaquim Gonçalves Ledo. “Há um problema viário no bairro, uma queixa antiga dos moradores. Com as intervenções na escola, conseguimos resolver dois problemas de uma vez”, salientou.

A obra na escola, desativada por conta da reestruturação na rede municipal de ensino, está orçada R$ 2,3 milhões e será paga pela Prefeitura.

A secretária de Saúde esclareceu que a obra possibilitará que novos serviços sejam oferecidos e outros sejam ampliados. “Além do atendimento de saúde mental, hoje não oferecido na UBS, poderemos ampliar o atendimento de saúde bucal.”

A UBS Vila Rosa é a 33ª do município a passar por intervenções. Desde 2009, 27 UBSs foram reformadas e ampliadas, quatro novas foram entregues e uma foi implantada, no Jardim das Oliveiras. “Nossa rede de atenção básica era muito ruim. Hoje, estamos não apenas salvando vidas, mas promovendo saúde entre os moradores”, salientou o chefe do Executivo.