Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Unidades de atendimento da Fundação Criança ganharão acervo de livros

Unidades de atendimento da Fundação Criança ganharão acervo de livros

03 de Set de 2015 Marco Borba
Primeira doação ocorre em outubro em evento para celebrar a Semana da Criança

As ações da Fundação Criança de incentivo à leitura ganharão um reforço. É que nos próximos dias a instituição receberá doação de livros da Cogem (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados de Empresas Metalúrgicas do Estado de São Paulo). A distribuição para os seis CACJs (Centros de Atendimento à Criança e Juventude) será no dia 3 de outubro, juntamente com a abertura das atividades comemorativas à Semana da Criança.

Um dos Centros fica na própria Fundação. Os outros estão localizados nos bairros Silvina, Orquídeas, Núcleo Santa Cruz, Parque São Bernardo e Jardim Thelma.

As doações são direcionadas ao público infanto-juvenil, com idades entre 6 e 14 anos, que frequentam as atividades culturais dos CACJs. Os moradores dessas localidades que se interessam pela leitura também poderão retirar os livros para leitura e depois devolvê-los.  Os títulos são de escritores nacionais e estrangeiros.  

A iniciativa é inédita segundo a diretora técnica-adjunta, o objetivo é criar um acervo próprio nesses espaços, que no momento contam apenas com livros doados e atividades de leitura que integram o programa ‘Contando História’. O foco dessa iniciativa é o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de ações que estimulam a convivência social.

“Queremos ter um acervo próprio. A ideia é criar um espaço permanente de leitura para que os jovens e seus familiares tenham acesso aos livros”, disse Samara Xavier.

Nos CACJs são realizadas ações socioeducativas para crianças, adolescentes e suas famílias visando a promoção de direitos, preservação e o fortalecimento de vínculos e a proteção familiar, comunitária e social.