Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Universitários e moradores da cidade conhecem obras do piscinão do Paço

Universitários e moradores da cidade conhecem obras do piscinão do Paço

18 de Set de 2015 Cosmo Silva
Visitantes também conheceram Central de Materiais Recicláves no Bairro Cooperativa

Dando sequência às visitas monitoradas promovidas pela Prefeitura de São Bernardo nas obras de combate às enchentes que estão sendo realizadas na cidade, nesta semana mais dois grupos da sociedade civil conheceram bem de perto as obras de drenagem em andamento e que fazem parte do Programa Drenar, que prevê intervenções em vários pontos do município. Na região Central, está sendo construído um piscinão na área do Paço Municipal, além de galerias de águas pluviais na Avenida Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba.

Na quarta-feira (16), estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Ciências Contábeis da Universidade Metodista e, na manhã desta sexta-feira (18), um grupo de mais de 50 moradores de diversos bairros, conheceram um pouco mais as obras que vão beneficiar toda a população da cidade, que convive durante décadas com os problemas gerados pelas inundações. 

Além das obras de combate às enchentes, os visitantes conheceram uma das Centrais de Materiais Recicláveis do município, localizada no Bairro Cooperativa e que tem capacidade para reciclar até 100 toneladas por dia. No percurso, também conheceram as obras de duplicação da Avenida José Odorizzi e do viaduto que vai transpor a Robert Kennedy, intervenções que fazem parte do corredor de ônibus Leste-Oeste. 

Durante a visita, o secretário de Serviços Urbanos deu detalhes sobre a tecnologia utilizada na construção do piscinão e das galerias, bem como sobre a capacidade de armazenamento e todo o cronograma das obras. “O importante é que quem participou dessa visita utilize as informações obtidas e repasse em suas comunidades tudo o que estamos fazendo para acabar com as enchentes em São Bernardo”, disse. 

Os presentes observaram as obras no Paço Municipal do 18º andar do prédio sede da Prefeitura. Eles também visitaram o buraco e o canteiro de obras onde está sendo construído o piscinão.

“Antes eu passava por aqui e só questionava o porquê dessa obra. Agora, depois de ver todo o trajeto, conhecer o que vai significar cada intervenção na cidade e toda a complexidade dessa intervenção, realmente nos damos conta do quão tudo isso é necessário”, afirmou Carolina Santos da Silva Marques, estudante de Ciências Contábeis e moradora do Jardim Regina.   

O reservatório terá profundidade equivalente a um prédio de sete andares, capacidade para reter 200 milhões de litros de água da chuva e vai ocupar área aproximada de dois campos de futebol. 

“Nós ouvimos falar, mas, quando vemos com os próprios olhos e conhecemos todos esses detalhes, percebemos e temos a real dimensão da importância dessa obra. Mais pessoas precisam realizar esse tour. Assim, terão a verdadeira noção de que tudo o que está sendo feito é muito impactante”, disse Zizete Queiroz de Moraes, 64 anos, moradora do Bairro Botujuru. 

Disk Drenar - Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre as obras de drenagem: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo Facebook “programa.drenar”.