Vl. São Pedro é 1ª região a receber plenária do Orçamento Participativo

03 de Mai de 2016 Marcelo Dorador
Nos encontros, população escolhe três demandas prioritárias para a região e uma para a cidade; plenárias vão até 1º de junho

A Prefeitura de São Bernardo deu início nesta segunda-feira (2) às plenárias deliberativas do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018. O primeiro de 20 encontros, que seguem até 1º de junho, aconteceu no ginásio poliesportivo do Centro de Educação Unificado (CEU) Regina Rocco Casa, na Vila do Tanque e reuniu moradores da Região R, que engloba bairros como Vila São Pedro, Vila Santana, Vila Mariana, Vila Boa Vista, Alto da Bela Vista, Vila Esperança, Jardim dos Químicos, Jardim Tiradentes e Pedreira.

No total, 221 participantes se cadastraram e escolheram como demandas prioritárias para a região o diagnóstico de regularização fundiária da Vila São Pedro; construção de muro de arrimo na Avenida Jardim, na Vila Esperança; e a revitalização da Praça Quintal da Paz, no Jardim dos Químicos, com instalação, inclusive, de playground e equipamentos de ginástica. Como prioridade para a cidade, foi eleito o restauro da Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

Ângela Alves, moradora da Vila São Pedro e que participou da plenária, explica que os moradores ganharam voz por meio do OP. “Posso citar como exemplo a nossa região, que ganhou muito a partir desses encontros. A participação cidadã promove a consciência de quais são as prioridades de nossa comunidade e que, juntos, sociedade civil e poder público, podemos transformar nossa cidade”, disse.

Após ouvir os moradores inscritos para falar durante a plenária, o prefeito reforçou a importância da participação da comunidade na elaboração do orçamento da cidade. “Só tem sentido a realização das plenárias com a participação do povo. A transformação em nossa cidade é uma conquista da população, que optou por uma administração que promove essa construção coletiva”, disse.

Conselho Municipal de Orçamento -  Para compor o Conselho Municipal de Orçamento foram eleitos os moradores Santiago Gondim dos Santos, o Pombinha, como conselheiro, e Júlio Cesar da Silva, suplente. Após se manifestarem na plenária, os participantes cadastrados também se reuniram para escolher os representantes regionais.

Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, de compor as comissões regionais de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços.

Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Entre as realizações, estão a conclusão das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Pedro e o estudo de viabilidade geotécnica e ambiental para a área do Grotão.

Essa é a quarta edição deliberativa do Orçamento Participativo (OP): na primeira a população pôde escolher demandas para 2011/2012; na segunda, para 2013/2014; e, na terceira, para 2015/2016.

A próxima plenária deliberativa será na Região F, nesta terça-feira (3), às 19h, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aldino Pinotti, localizada na Rua do Vianas, 2.399, no Jardim Farina.

O calendário completo acesse aqui.