Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

VcSBC recebe prêmio internacional do BID

VcSBC recebe prêmio internacional do BID

19 de Abr de 2016 Marco Borba
Sistema de zeladoria urbana on-line possibilita requisitar, por celular ou tablet, serviços como poda de árvore e coleta de lixo

O VcSBC, aplicativo para celulares e tablets que funciona como serviço de zeladoria urbana on-line da Prefeitura de São Bernardo, recebeu nesta terça-feira (19), em Washington, nos Estados Unidos, o Governarte 2015: Prêmio Eduardo Campos, que avalia experiências administrativas de órgãos públicos de toda a América Latina e Caribe. O prêmio é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O secretário de Administração, José Augusto Guarnieri Pereira, representou o prefeito Luiz Marinho na cerimônia.

Disponível para os moradores desde junho de 2015, o VcSBC foi desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura e o Instituto TIM e possibilita a qualquer cidadão requisitar, por celulares e tablets, diversos serviços públicos. O sistema foi escolhido o melhor na categoria “Cidades e Big Data”. Também foi vencedora nessa categoria uma ação da prefeitura de Fortaleza sobre mobilidade urbana. Cidades do Equador, Guatemala e Venezuela também foram premiadas.

Para chegar aos vencedores, um painel de especialistas em gestão pública e inovação avaliou 95 experiências. O fomento à criatividade e o nível de modernização das iniciativas foram alguns dos critérios levados em conta. Com a premiação, a meta do BID é que São Bernardo sirva de modelo para outras cidades do mundo.

Pelo VcSBC, os moradores podem solicitar on-line, através de celular ou tablet, mais de 100 serviços da Prefeitura, como de varrição de vias, coleta de lixo, poda de árvores, manutenção de áreas verdes e reparos de buracos na rua. O sistema, que conta com tecnologia de geolocalização, permite, inclusive, anexar e mandar fotos para ilustrar as demandas.

De acordo com o secretário de Coordenação Governamental e responsável pela Pasta de Serviços Urbanos, um dos gestores do VcSBC, o prêmio é a prova de que o investimento feito pela Prefeitura em tecnologia foi acertado. “Estamos usando as ferramentas tecnológicas para fazer com que o munícipe possa informar em tempo real demandas de manutenção da cidade e contribuir, dessa forma, para a melhoria na qualidade de vida de todos.”

O aplicativo pode ser acessado no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br, ou baixado diretamente, de forma gratuita, em smartphones e tablets que operem com os sistemas Android e IOS.