Obras do Parque da Cidadania seguem em pleno desenvolvimento

20 de Mar de 2024 Natália Fernandes

Instalado em área de 40,2 mil m², no Jardim Calux, equipamento será o primeiro a ofertar piscina à população; obra é fruto de parceria entre Prefeitura e Estado, com investimento de quase R$ 20 milhões

O Parque da Cidadania está entre as diversas obras que estão em pleno desenvolvimento em São Bernardo. O equipamento, primeiro do Estado a contar com piscina, está sendo construído em área de 40,2 mil metros quadrados, no Jardim Calux, para ofertar lazer, esporte e formação profissional aos moradores da cidade. Em visita ao canteiro de obras na manhã desta terça-feira (19/3), o prefeito Orlando Morando verificou o andamento dos trabalhos, que demandam investimento de quase R$ 20 milhões, fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio do Fundo Social de São Paulo, e têm projeção de serem concluídos até o fim do ano.

O estágio atual da obra se concentra na finalização dos sistemas de drenagem e captação de água pluvial, finalização dos gradis, início da implantação de drenagem nos campos de futebol, ⁠demarcação de arquibancadas, além de finalização das estruturas dos vestiários e ligações hidráulicas e elétricas. Na área da escola profissionalizante, o trabalho se concentra na execução de cobertura metálica, instalação de calhas e rufos, preparação de piso e impermeabilização. Já no espaço das piscinas, estão sendo executados o chumbamento dos tubos, estrutura hidráulica, preparo para impermeabilização e execução de estrutura da casa de máquinas.

ESTRUTURA – O Parque da Cidadania contará com duas piscinas climatizadas (uma para adultos e uma para crianças), quadra de futebol society, quadra poliesportiva, dois campos de futebol oficiais em grama sintética, vestiários, academia ao ar livre, playground, pista de skate, pista de caminhada, arena ao ar livre e área de jogos. O espaço também abrigará duas salas multiuso, sala de administração, copa e lavanderia, depósito e almoxarifado e sanitários.

Além disso, uma escola de qualificação profissional ofertará salas de gastronomia, beleza e bem-estar, esterilização, moda e arte e de informática para a realização de cursos profissionalizantes. Outros serviços para a população serão a sala do Banco do Povo, que oferece financiamentos para empreendedores formais ou informais, para capital de giro e investimento fixo, horta comunitária e canteiro para a escola de construção civil.