Navegação Navegação

ESTUDO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS E VULNERABILIDADE CLIMÁTICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

São Bernardo é mais um dos municípios que vêm assumindo protagonismo na discussão da questão climática no Brasil. Pensando nisso, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, em projeto inédito realizado em parceria com a CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, elaborou estudo técnico profundo, qualificado e completo para subsidiar suas políticas climáticas – hoje e no futuro.

No "Estudo de Avaliação de Riscos e Vulnerabilidade Climáticas de São Bernardo" é possível identificar os bairros mais afetados por cada ameaça (ondas de calor, inundações, proliferação de vetores e deslizamentos), no presente e nos cenários futuros de 2030 e 2050. Na análise de extremos climáticos, por exemplo, foi possível mensurar o aumento da temperatura média da cidade até 2050, assim como a variação de indicadores de precipitação.

A partir dos resultados da projeção de riscos climáticos, o estudo aponta estratégias de adaptação territorial aos efeitos da mudança do clima. As medidas abordam os temas importantes e fundamentais para a cidade, como recursos hídricos, resíduos sólidos, áreas verdes, agricultura urbana, permeabilidade do solo, captação de águas pluviais, soluções baseadas na natureza e defesa civil. 

Para acessar o estudo na integra clique aqui

Acesse abaixo também outros documentos que nortearam a construção do "Estudo de Avaliação de Riscos e Vulnerabilidade Climáticas de São Bernardo".