Remada Ambiental celebra o Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, o programa “Remando para a Vida” irá promover no Parque Estoril, em parceria com as secretarias de Gestão Ambiental e de Esporte e Lazer, uma remada ambiental de observação com informações, aos participantes, sobre a riqueza dos nossos mananciais e a necessidade de preservação e uso sustentável não só da Represa Billings, mas também das áreas que estão em seu entorno.

A remada contará com a participação especial do atleta de canoagem paralímpica Luis Carlos Cardoso, campeão mundial na categoria caiaque e atual tetracampeão mundial na modalidade canoa. A programação do evento prevê também, uma coleta de resíduos sólidos nas margens da Billings. 

O “Remando para a Vida” é uma ação da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, inovadora na área de saúde mental, que atende usuários dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) do município e também de suas respectivas residências terapêuticas e munícipes inscritos no programa. A atividade usa como método de tratamento, terapias em grupos nas águas e realiza também competições e remadas ambientais em pranchas stand up paddle, caiaques e canoa hawaiana. Outra atividade importante realizada pelos participantes do “Remando” é o mutirão de coleta de resíduos sólidos, que acontece sempre na primeira sexta-feira do mês, nas margens da Represa Billings e é aberto à população. Até o momento, a ação, realizada em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental, aconteceu em 28 ocasiões e coletou cerca de 14 toneladas de lixo dos mananciais do município. A iniciativa é reconhecida pelo Ministério Público como referência na área dos cuidados de crianças e adolescentes do município e acontece de terça a sexta, das 8h às 17h. Informações: 4354-9087 (Ricardo).

Parque Municipal Natural Estoril. Rua Portugal, 1.100, Parque Estoril, Riacho Grande

Dia 29, das 10h às 12h

Programa Remando para a Vida agita Parque Estoril

O programa “Remando Para a Vida”, da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, inovador na área de saúde mental, atende usuários dos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial), da rede de atenção básica do município e inscritos no programa, com abordagens terapêuticas em águas, competições e remadas organizadas em pranchas de stand up, paddle, caiaques e catamarã havaiano. Outra ação importante realizada pelos participantes do Remando é o mutirão de coleta de resíduos sólidos, que acontece sempre na primeira sexta-feira do mês, as margens da Represa Billings, e aberto a população. A atividade já coletou cerca de 10,5 toneladas de lixo do manancial promovendo educação ambiental e consciência ecológica.

As ações são realizadas em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental. Diferentes demandas de saúde mental são contempladas neste programa público com acesso ao esporte, lazer e qualidade de vida, buscando o foco no tratamento e acolhida dos usuários da rede de saúde mental municipal.

A iniciativa é reconhecida pelo Ministério Público como referência no cuidado de crianças e adolescentes do município.

Local: Parque Municipal Natural Estoril.

Endereço: Rua Portugal, 1.100 - Bairro: Riacho Grande

E-mail: remando.vida@saobernardo.sp.gov.br

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8:00 às 17:00 horas