A conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos é certamente o principal objetivo das Unidades de Conservação (UC), principalmente dentro do contexto metropolitano, sendo um dos principais serviços ambientais a produção e regulação hídrica.

As UCs constituem-se de um espaço territorial e de seus recursos ambientais com características naturais relevantes, são legalmente instituídas pelo Poder Público e tem objetivos de conservação e limites definidos. As Unidades de Conservação brasileiras abrigam nascentes e amostras de diferentes ecossistemas do território nacional, preservando o patrimônio biológico existente.

Elas foram instituídas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com a promulgação da Lei nº 9.985, de 2000. São classificadas em Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável. O objetivo básico das Unidades de Conservação de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos por lei. Já as Unidades de Conservação de Uso Sustentável têm como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais, admitindo, por exemplo, o extrativismo, sempre de forma regulada.

Entre os tipos de Unidades de Proteção Integral temos os Parques. Os Parques têm como objetivo básico: “preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. ”

O Parque Natural Municipal Estoril 'Virgílio Simonato' é a primeira Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral de São Bernardo do Campo, instituído por Decreto em 2013.

Em cinco anos, o espaço, que está às margens da Represa Billings, recebeu diversas ações com o objetivo de sensibilizar e mudar hábitos dos visitantes. A meta é que eles passem a ter maior interação com o parque, por exemplo, por meio das atividades de educação ambiental, ecoturismo, conservação e esportes na natureza.

A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, realizou algumas obras de revitalização do espaço neste período, como a instalação de área para lanchonetes e vestiário, a reinauguração do teleférico, pedalinhos e área para prática de stand up paddle. Além disso, iniciou o reflorestamento de uma grande área antes utilizada para a prática de paintball, atividade incompatível com a preservação ambiental e reduziu o bosqueamento das áreas vegetadas. A ideia é incentivar o lazer que leve em conta a paisagem e os recursos naturais.

Atualmente, o PNM Estoril encontra-se sob gestão da Secretaria de Serviços Urbanos. Para mais informações sobre o PNM Estoril, clique aqui.

Além do PNM Estoril, o município ainda conta com outros dois importantes Parques que integram o SNUC: Parque Estadual da Serra do Mar e Parque Estadual Águas da Billings ambos extremamente importantes na Preservação da Mata Atlântica e do Patrimônio Ambiental e Cultural do Estado de São Paulo. A função básica destes parques é a mesma atribuída ao PNM Estoril em razão de sua inserção no SNUC.

São Bernardo do Campo encontra-se em uma posição privilegiada em relação às UCs: a região possui várias outras unidades, em municípios vizinhos, que estão relativamente interconectadas, criando um maciço denominado Cinturão Verde. Deste modo, ao sul, o município conecta-se com as Áreas de Proteção Ambiental do Bororé-Colônia e Capivari-Monos e com a Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Curucutu, UCs de Uso Sustentável; com os PNM Jaceguava, Cratera de Colônia e Bororé, e ainda tem em seu entorno, mais ao norte, o Parque Estadual Fontes do Ipiranga e o PNM Pedroso, além do PNM Paranapiacaba que integra parte deste contínuo do Bioma Mata Atlântica embora um pouco mais distante.

Assim, as UCs merecem grande destaque na manutenção da qualidade ambiental de São Bernardo do Campo, integrando o município ao SNUC, que é um dos modelos de conservação ambiental mais sofisticados do mundo. As UCs protegem o patrimônio ambiental brasileiro e representam uma importante oportunidade de desenvolvimento pautado em atividades econômicas sustentáveis.

A apropriação do conhecimento sobre as UCs é indispensável para criar uma relação de pertencimento pela sociedade, criando oportunidades de visitação e valorização dos recursos ambientais ali protegidos. A visitação é uma forma de estreitar estes laços, assim como a realização de atividades de Educação Ambiental, despertando o interesse pela Natureza e dinamizando as economias locais a partir do turismo de base comunitária e outros.

Conheça as Unidades de Conservação de São Bernardo do Campo! Valorize também este patrimônio que é de todos!

Saiba mais sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação clicando aqui.

Você pode ainda consultar o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) clicando aqui.

Clicando aqui você acessa o Painel das Unidades de Conservação Brasileiras.

Saiba sobre Ecoturismo em São Bernardo do Campo clicando aqui.