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Acessibilidade
 

 

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

Em nosso município, a atenção domiciliar teve sua trajetória, para melhor compreensão fazemos um resgate que elucida estes marcos:

PAD (Programa de Atendimento Domiciliar);


PID (Programa de Internação Domiciliar) e atualmente;


SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), o qual faz parte do Programa Melhor em Casa.

O Governo Federal lançou o Melhor em Casa - dia 8 de novembro de 2011;
Melhor em Casa (atenção domiciliar) é um dos componentes das Redes de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e deve estar estruturado nessa perspectiva, de acordo com a proposição da Portaria GM/MS n° 1.600, de julho de 2011.

O SAD por meio do programa Melhor em Casa, é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evita hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.


Composição das Equipes
O atendimento é realizado por equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e equipe multiprofissional de apoio (EMAP), os quais respeitam às diferentes capacidades de aprendizagem, condições socioculturais e de execução dos cuidados, adaptando o cuidado às necessidades individuais dos pacientes.

O serviço dispõe de atendimento médico; enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem); fisioterapeutas; assistentes sociais; nutricionistas e fonoaudiólogas.

 

Acesso do paciente ao SAD 
É necessário o encaminhamento médico, geralmente realizado no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica (UBS) ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Deve-se preencher o formulário: “Solicitação do Serviço de Atenção Domiciliar” , para as unidades hospitalares do Complexo, estas possuem um impresso próprio vinculado ao Prontuário Eletrônico do Paciente.


O envio da solicitação para avaliação do paciente, deve ocorrer por endereço eletrônico sad.domiciliar@chmsbc.org.br ou contato presencial na sede do SAD, lotado no Hospital de Clínicas Municipal portando toda documentação necessária. Após este processo, há o agendamento para captação do paciente no local de origem. No momento da captação, o paciente é avaliado e se atender aos critérios de elegibilidade, este paciente é absorvido para o serviço, seguindo à responsabilidade do SAD que realizará o que chamamos de implantação domiciliar.


Perfil de Atendimento e Critérios de Elegibilidade

O perfil de atendimento caracteriza-se, em sua maioria, para idosos, adultos com necessidades de cuidados prolongados e reabilitação; portadores de doenças crônico degenerativas em estado agudo; portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos e portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente, sendo de responsabilidade do SAD pacientes com perfil de Atenção Domiciliar (AD) nas modalidades = AD2 e AD3.
 
Como critérios de elegibilidade, faz-se necessário atender aos critérios clínicos, que dizem respeito à situação do paciente, aos procedimentos relacionados ao cuidado e à frequência de visitas de que necessita e aos critérios administrativos se referem aos quesitos operacionais/legais necessários para que o cuidado em AD - Atenção Domiciliar seja realizado. Necessário dispor de um CUIDADOR/RESPONSÁVEL, além das condições de ambiência domiciliar minimamente adequada aos cuidados domiciliares (rede elétrica,água potável, espaço físico adequado ao uso seguro dos equipamentos).


Na Atenção Domiciliar, o Cuidador é o principal elo entre o paciente e a equipe multiprofissional. A equipe do SAD junto a Rede de Atenção a Saúde irá orientar e treinar o Cuidador para realizar os cuidados básicos com o paciente, estará disponível para esclarecer dúvidas, escuta ativa e qualificada, empoderar o Cuidador sobre sua responsabilidade no cuidado e apoiá-lo em todas as suas necessidades e anseios.Reforçamos que as orientações e cuidados são individualizadas, respeitando a condição clínica e necessidade de cada paciente.


Alta - Transição do Cuidado
Assim que a equipe SAD avaliar a condição de melhora do paciente encerrando-se o plano terapêutico proposto (PTS) pela modalidade AD2, o paciente receberá alta médica. O SAD realizará o matriciamento, ou seja, transição do cuidado com a rede de atenção básica e o paciente passará a ser assistido na modalidade AD1. A todo momento o cuidador/responsável estará envolvido e participativo nesta transição segura.

 

Equipamentos e Insumos (Materiais e Medicamentos)
Uma vez elegível ao SAD, mediante a avaliação criteriosa da equipe multidisciplinar de saúde deste Serviço e em congruência com as necessidades clínicas dos pacientes, os insumos e equipamentos categorizados no elenco do SAD são dispostos aos responsáveis/cuidadores de modo que os utilizem com as devidas instruções e sem desperdícios em benefício ao paciente domiciliado.

 

Transporte - Pacientes e Equipe
O SAD possui uma frota de veículos e motoristas que promovem o deslocamento das equipes da sede para a prestação da assistência em domicílio, além de estarem equipados com os insumos utilizados para este perfil de atendimento. Todo percurso é monitorado, garantindo segurança da equipe e a otimização no tempo de trajeto às residências dos nossos pacientes através do sistema de roteirização implantado, administrado pelo coordenador de frota. Já para o atendimento de emergência contamos com a retaguarda do SAMU.


Para o transporte de pacientes, o Cuidador/Responsável deve acionar a equipe do SAD com brevidade portando a documentação de agendamento, seja para consultas ou exames que dependam de deslocamento. O SAD entrará em contato com o Departamento responsável para programação, uma vez que não dispomos deste recurso direto e retornará ao cuidador/responsável através do contato telefônico para confirmação, assim que obtiver o retorno.


Em casos de alta do paciente da unidade de origem para a remoção até o domicílio, a unidade em que o paciente se encontra internado é responsável por garantir que a alta esteja assinada pelo médico e que o cuidador/responsável esteja presente no local. O SAD entrará em contato com a unidade de origem para validar estas informações e procederá com o agendamento e monitoramento junto ao Departamento de Transporte Municipal.
 
Funcionamento e Contato do SAD
Diariamente: das 07h às 19h.
Equipe Multiprofissional: segundas as sextas-feiras.
Tel. 4353-1500 Ramais: 1846/1851/1461
E-mail: sad.domiciliar@chmsbc.org.br
 
Para saber mais consulte a Portaria nº 825, de abril de 2016 / Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0825_25_04_2016.html


Nota técnica 09/2020 - Recomendações para o Programa Melhor em Casa - (COVID-19):

https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2020/June/12/doc-nota-tecnica-covid19---1-AD.pdf

 

Folder do Serviço - Clique Aqui!

PRINCIPAIS LOCAIS

  • Paço Municipal
    Praça Samuel Sabatini, 50
    São Bernardo do Campo - SP
    CEP. 09750-901
    T. (11) 2630-4000
  • ATENDE BEM POUPATEMPO
    Rua Nicolau Filizola, 100 - CENTRO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
    CEP. 09725-760
    T. (11) 2630-7350
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
    Av. João Firmino, 900 - ASSUNÇÃO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09810-250
    T. 0800-7708-156
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
    Estrada dos Alvarenga, 5815
    De segunda a sexta-feira, 8h às 17h
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09850-550
    T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
    Avenida Araguaia, 265
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09830-110
    T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
  • Coordenadoria do Rudge Ramos
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09634-000
    T. 2630-7050
  • Subprefeitura do Riacho Grande
    Avenida Araguaia, 265 - Centro
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09830-110
    T. 2630-8078 / 2630-8079
  • Secretaria de Finanças
    Av. Kennedy, 1058 - Jardim do Mar
    CEP. 09726-900
    T. 2630-5611
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO RUDGE RAMOS
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h
    CEP. 09634-000
    T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO TABOÃO
    Rua Bulgária, 30 - Vl Santa Luzia, Taboão
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h
    CEP. 09671-100
    T. 0800-7708-156

FALE COM A PREFEITURA

  • Finanças
    0800-770-3738
  • Atende Bem
    2630-7350
  • Iluminação - 24h
    0800-77-11-159
  • Concursos Públicos
    2630-4000
  • Defesa Civil - 24h
    199
  • Serviço funerário - 24h
    4330-4527
  • GCM Guarda Municipal -
    24h
    153
  • Transporte Coletivo - Informações e reclamações
    0800-77-01-988
  • Monitoramento e Fiscalização de Trânsito - 24h
    2630-7045/2630-7046
    2630-7047/2630-7048
  • Serviços de manutenção da cidade
    0800-7708-156
  •    Depto. de    Macrodrenagem
      4341-8090
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