- Guia da Saúde
- O que é o SUS
- Saúde para Cuidar das Pessoas
- Atenção Básica
- Atenção Especializada
- Saúde Mental
- Urgência e Emergência
- Complexo Hospitalar e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)
- Apoio à Gestão do SUS
- Proteção à Saúde e Vigilâncias
- Índice por Unidades ou Serviços
- Hospital Público Veterinário
- Centro de Controle de Zoonoses
- Adote um Amigo
- IST/Aids
- Informações Dengue
- Protocolos clínicos, documentos e diretrizes
- Convocações e Resoluções Saúde
- Saúde Acessível
- Prestações de Conta
- São Bernardo na Palma da Mão
- Agosto Dourado
- MONKEYPOX
- Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
- Políticas Públicas
- voltar
Prevenção e promoção da saúde
A implantação do Programa “De Bem com a Vida”, em conjunto com a Secretaria de Esportes e lazer,conquistou a adesão dos usuários das UBSs. Mais de mil pessoas participam das atividades físicas e de lazer, tais como caminhada, ioga, danças circulares e relaxamento.
A realização de conferências municipais e de encontros populares de saúde, a reorganização do Conselho Municipal de Saúde e a formação de Conselhos Gestores em todas as unidades, incluindo os hospitais municipais, têm permitido que o controle social e a participação popular sejam exercidos em sua plenitude. A representação nos colegiados regionais e a articulação com as diferentes instâncias públicas permitem que o município tenha influência nas principais decisões da área da saúde.
No campo das Vigilâncias, entre outras ações, o combate à dengue foi intensificado, impedindo que a doença atingisse proporções epidêmicas. A partir de 2010, a Prefeitura também passou a oferecer esterilização gratuita de animais, alcançando cerca de 4 mil castrações por ano, medida fundamental para minimizar o problema do abandono de animais nas ruas. A sede do Centro de Controle de Zoonoses, que foi reformada em 2010, está sendo ampliada para a instalação de um centro cirúrgico e o aumento do canil.
A administração municipal traçou uma nova estratégia para a Vigilância Sanitária, dando prioridade à conscientização dos comerciantes e prestadores de serviços, por meio de cursos de orientação sobre a legislação sanitária em vigor e boas práticas, como forma de evitar punições da fiscalização.
A saúde mental do município foi reestruturada e ampliada seguindo as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental e de Álcool e Drogas e tem sido considerada referência nacional, caracterizando-se pelo respeito aos direitos dos usuários, garantindo-lhes liberdade, autonomia e ressocialização.
Foram criados novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que passaram a funcionar em horário integral (24 horas), inclusive nos fins de semana e feriados, para o tratamento não só de pacientes com transtornos psíquicos como também de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas, serviços que antes não existiam.
Para o acolhimento temporário dos pacientes da saúde mental, a cidade dispõe de Residências e Repúblicas Terapêuticas, onde os usuários podem ter uma habitação digna até conseguirem reconstruir suas vidas, contando com o apoio de cuidadores e das equipes dos CAPS.
A estrutura da rede de saúde mental foi completada com o Nutrarte, núcleo de oficinas para a geração de renda, e com o Consultório na Rua, formado por uma equipe multidisciplinar que tem como orientação a política de redução de danos. Por meio da abordagem e criação de vínculos com moradores de rua e usuários de drogas e álcool, o Consultório possibilita que eles recebam assistência integral em saúde.