- Guia da Saúde
- O que é o SUS
- Saúde para Cuidar das Pessoas
- Atenção Básica
- Atenção Especializada
- Saúde Mental
- Urgência e Emergência
- Complexo Hospitalar e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)
- Apoio à Gestão do SUS
- Proteção à Saúde e Vigilâncias
- Índice por Unidades ou Serviços
- Hospital Público Veterinário
- Centro de Controle de Zoonoses
- Adote um Amigo
- IST/Aids
- Informações Dengue
- Protocolos clínicos, documentos e diretrizes
- Convocações e Resoluções Saúde
- Saúde Acessível
- Prestações de Conta
- São Bernardo na Palma da Mão
- Agosto Dourado
- MONKEYPOX
- Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
- Políticas Públicas
- voltar
A integração da rede de saúde
A Atenção Básica também passou por profundas transformações a partir da implantação de um amplo programa de revitalização de todas as suas unidades, com novas construções ou reformas e ampliações.
Após a criação da UBS Jardim das Oliveiras, em 2009, as demais unidades passaram por grandes reformas: Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Finco, Taboão, Pauliceia, Orquídeas, Planalto, Nazareth, Alves Dias, Parque São Bernardo, Selecta, Represa, Vila Euclides, Farina, Jordanópolis, Vila Marchi, Demarchi, União, Silvina, Riacho Grande, Baeta Neves, Caminho do Mar, Leblon,Ipê, Vila Dayse e Alvarenga. Duas outras, a Rudge Ramos e a Batistini ganharam novas sedes. Houve ainda a construção de duas novas UBSs, Montanhão e Areião, ampliando para 34 o total de Unidades Básicas de Saúde do município. Todas essas unidades foram entregues com equipamentos e móveis novos; ambientes amplos, arejados e iluminados; e com sala destinada ao uso da comunidade. As obras da nova sede da UBS Vila Rosa estão em andamento e a construção do novo prédio para a UBS Santa Terezinha está dependendo da tramitação do processo de desapropriação do terreno, mas a previsão é que os serviços comecem ainda no segundo semestre de 2016.
Mais de 85 mil estudantes são beneficiados com o Programa |
Mas as transformações na Atenção Básica não se restringem à melhoria das instalações físicas das unidades. Houve a expansão da Estratégia de Saúde da Família, que, em 2008, dispunha de apenas 16 equipes. Hoje São Bernardo conta com 133 equipes de Saúde da Família, que respondem pelos cuidados de cerca de 600 mil pessoas cadastradas na ESF.
A ampliação da cobertura de agentes comunitários de saúde foi ainda mais expressiva, passando de 23% em 2008, para 100%, o que representa cerca de 900 agentes nos territórios.
A saúde bucal também registrou avanços significativos. Hoje são 80 equipes completas atuando nas UBSs.
E o atendimento bucal especializado conta com três unidades do Brasil/ Sorridente/Centro de Especialidades Odontológicas. Já o Programa de Saúde Bucal nas Escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, beneficia mais de 85 mil alunos da rede municipal de ensino.
O Laboratório de Próteses Dentárias já entregou mais de 20 mil próteses dentárias desde a sua criação, em 2011. Não é para menos que São Bernardo conquistou em 2013 as etapas nacional e estadual do Prêmio Brasil Sorridente e obteve um resultado excelente em estudo feito pela Faculdade de Odontologia da USP, constatando-se um índice de cáries dentárias em crianças de 12 anos de apenas 1,01, bem inferior à média nacional.