- Guia da Saúde
- O que é o SUS
- Saúde para Cuidar das Pessoas
- Atenção Básica
- Atenção Especializada
- Saúde Mental
- Urgência e Emergência
- Complexo Hospitalar e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)
- Apoio à Gestão do SUS
- Proteção à Saúde e Vigilâncias
- Índice por Unidades ou Serviços
- Hospital Público Veterinário
- Centro de Controle de Zoonoses
- Adote um Amigo
- IST/Aids
- Informações Dengue
- Protocolos clínicos, documentos e diretrizes
- Convocações e Resoluções Saúde
- Saúde Acessível
- Prestações de Conta
- São Bernardo na Palma da Mão
- Agosto Dourado
- MONKEYPOX
- Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
- Políticas Públicas
- voltar
Caminhos percorridos em busca da qualidade
Os espaços amplos e iluminados do Hospital de |
Em São Bernardo, a ampliação dos serviços, as melhorias na infraestrutura e a qualificação dos profissionais da rede de saúde permitiram que o atendimento à população pelo SUS alcançasse um novo patamar, mais humanizado e resolutivo.
A rede de urgência e emergência foi completamente reestruturada. O SAMU 192 tornou-se mais eficiente com a descentralização de suas bases, o que proporcionou melhor cobertura geográfica e rapidez na prestação de socorro. Hoje o SAMU conta com bases nas nove UPAs; nas UBSs Taboão e Santa Cruz; no quartel do Corpo de Bombeiros; e uma base central, localizada próximo ao Hospital e Pronto-Socorro Central. Além de 12 ambulâncias de suporte básico e duas de suporte avançado (UTI), o serviço dispõe de duas motolâncias, que contribuem para dar agilidade no deslocamento.
Foram construídas nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) no município, que garantem o atendimento a pequenas e médias urgências e emergências, com salas dotadas com equipamentos de UTI. São Bernardo foi uma das primeiras cidades brasileiras de grande porte a implantar as UPAs, oferecendo assistência 24 horas à população.
Os espaços amplos e iluminados do Hospital de Clínicas facilitam o trabalho das equipes A abertura de novos leitos hospitalares foi possível a partir da readequação dos hospitais Anchieta e Pronto-Socorro Central, mas isso ocorreu de forma mais expressiva a partir da construção do Hospital de Clínicas Municipal (HC), inaugurado em dezembro de 2013.
A criação do Programa de Internação Domiciliar (PID) foi outra medida importante que assegurou maior disponibilidade de vagas nos hospitais. Após a implantação do HC, foi criado o Complexo Hospitalar Municipal, integrando os quatro hospitais públicos do município, o que permitiu o aprimoramento do perfil assistencial de cada um. Assim, o Hospital Anchieta pôde iniciar o processo para voltar-se exclusivamente ao tratamento oncológico, enquanto o Hospital Municipal Universitário (HMU) se firma como unidade de excelência do cuidado em saúde materno-infantil. O Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC), por sua vez, fortalece seu perfil de Hospital de Urgência.