A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

 

A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a proteção do meio ambiente, contribuindo para despertar a percepção sobre práticas sustentáveis cotidianas.

 

Os eixos temáticos da A3P são:

 

  • Uso racional dos recursos naturais e bens públicos
  • Gestão adequada dos resíduos sólidos
  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho
  • Compras públicas sustentáveis
  • Construções sustentáveis
  • Sensibilização e capacitação dos servidores

 

Para saber mais: http://a3p.mma.gov.br/

 

A Prefeitura de São Bernardo do Campo promove ações que se inserem diretamente no contexto da A3P, conforme os eixos definidos pelo Ministério do Meio Ambiente.

 

 

O QUE A PREFEITURA DE SÃO BERNARDO VEM FAZENDO?

 

Curso Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Entre os meses de outubro e novembro de 2019, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal promoveu o Curso de Capacitação Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, voltado exclusivamente para servidores municipais de São Bernardo do Campo.

O curso teve 40 horas de duração e tratou sobre cada um dos 17 ODS, enfatizando quais projetos já estão em andamento e incentivando que os servidores percebam quais as potencialidades de suas Secretarias em relação às metas.

 

Com quais eixos temáticos da A3P a ação se relaciona: sensibilização e capacitação dos servidores

 

Dança Circular: Dançando a Natureza e Celebrando a Vida (Encontros suspensos em razão da pandemia)

Foi iniciada no segundo semestre de 2019, a Roda Experimental de Dança Circular. Os encontros ocorrem quinzenalmente, durante 45 minutos, às quintas-feiras, no saguão do Teatro Cacilda Becker.

O Projeto tem o objetivo de promover a integração dos servidores municipais e da comunidade local, intencionando a criação de um grupo permanente que possa resgatar a tradição das danças em roda e promover valores como união, cooperação, sensação de pertencimento, inclusão, convivência pacífica, sustentabilidade, entre outros; estimulando o autoconhecimento e autopercepção do participante no que diz respeito às suas ações no coletivo e como indivíduo.

Além disso, a dança proporciona o movimento corporal e pode ser entendida como uma atividade física capaz de trazer diversos benefícios à saúde humana, também podendo ser considerada uma atividade meditativa, que auxilia no processo de concentração e bem-estar psíquico.

 

Com quais eixos temáticos da A3P a ação se relaciona: qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores

 

Visita Monitorada no Parque Ecológico Imigrantes

Em outubro de 2019, no contexto da Semana do Servidor, foi realizada uma visita guiada, exclusiva para os servidores municipais, ao Parque Ecológico Imigrantes. O Parque Imigrantes está localizado no Município de São Bernardo do Campo e é administrado pela Fundação Kunito Miyasaka, com a qual a Prefeitura firmou um Acordo de Cooperação Técnica.

Importante espaço de Conservação da Mata Atlântica, o PEI é um parque acessível para cadeirantes e pessoas de mobilidade reduzida. Proporciona ao visitante a possibilidade de caminhar na altura da copa das árvores e conhecer diversas técnicas de arquitetura sustentável ali implantadas. Além de uma vivência na Natureza, a oportunidade de visitar o parque agrega conhecimento e proporciona uma experiência única aos visitantes.

 

Com quais eixos temáticos da A3P a ação se relaciona: qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores

 

Vivências com a natureza no Paço Municipal

Em outubro de 2018, no contexto da Semana do Servidor, foi promovida uma vivência com a natureza no gramado do Paço Municipal, voltada exclusivamente para os servidores municipais de São Bernardo do Campo.

Durante a atividade, foram realizadas dinâmicas que tem como objetivo sensibilizar e conectar as pessoas com a natureza. Foi possível visualizar um pica-pau e comer pitanga do pé: em pleno centro da cidade!

Todos os participantes surpreenderam-se com a riqueza de detalhes que conseguiram observar: folhas, flores, frutos, insetos, aves, fungos. Alguns relataram que trabalham no Paço há muitos anos e nunca haviam reparado nas árvores próximas ao estacionamento.

 

Com quais eixos temáticos da A3P a ação se relaciona: qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores

 

Visita Monitorada na Central de Triagem 

Trata-se de atividade guiada no centro de triagem de materiais recicláveis. Durante a visita os participantes recebem informações sobre as condições de reciclabilidade dos materiais e sobre o funcionamento da coleta seletiva em São Bernardo do Campo. 
Ao longo dos últimos anos, foram realizadas visitas monitoradas com público variado, inclusive com servidores municipais  de diversos setores da Prefeitura, voltadas à sensibilização sobre a importância socioambiental da coleta seletiva.

 

Com quais eixos temáticos da A3P a ação se relaciona: gestão adequada dos resíduos sólidos; sensibilização e capacitação dos servidores; uso racional dos recursos naturais e bens públicos

 

Implantação de Coleta Seletiva em próprios municipais

Em dezembro de 2019 foi implantada a coleta seletiva de materiais recicláveis no prédio da Fundação Criança.

Sendo assim, o prédio da Fundação Criança passa a fazer parte do roteiro de coleta seletiva na cidade. Os recicláveis são encaminhados para 2 cooperativas de catadores, gerando trabalho e renda.

Durante as etapas de sensibilização, os colaboradores também foram incentivados a reduzir sua geração de resíduos, por meio da diminuição do uso de descartáveis no ambiente de trabalho.

 

Com quais eixos temáticos da A3P a ação se relaciona: gestão adequada dos resíduos sólidos; sensibilização e capacitação dos servidores; uso racional dos recursos naturais e bens públicos

 

Incentivo à redução da geração de resíduos sólidos, por meio do uso de caneca permanente em lugar de copos plásticos descartáveis

Em julho de 2019 foi realizada ação de sensibilização sobre a importância da redução da geração de resíduos sólidos, com os colaboradores da Policlínica – Centro.

Na ocasião, cada participante recebeu uma caneca de plástico permanente, para ser usada no ambiente de trabalho e evitar o uso de copos plásticos descartáveis.

 

Com quais eixos temáticos da A3P a ação se relaciona: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos sólidos; sensibilização e capacitação dos servidores

 

Feira de Trocas para servidores municipais

Em 2017, 2018 e 2019, no contexto da Semana do Servidor, foi realizada Feira de Trocas voltada aos servidores municipais, no saguão do teatro Cacilda Becker.

Durante a Feira é possível vivenciar o “segundo R” – Reduzir, por meio do prolongamento da vida útil dos objetos trazidos por cada um dos participantes, para a troca.

Nas Feiras foram trocados: calçados, roupas, livros, utensílios domésticos, revistas, acessórios, plantas, enfeites, entre outros. São objetos que não serviam mais e passam a ter outro significado para quem os escolheu na troca.

Os objetos excedentes da Feira, quando há, são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade.

 

Com quais eixos temáticos da A3P a ação se relaciona: qualidade de vida no ambiente de trabalho; gestão adequada dos resíduos sólidos; sensibilização e capacitação dos servidores