São Bernardo do Campo nasceu dentro da Mata Atlântica. Cresceu e se expandiu, derrubando parte dessa floresta. Ao longo dos anos substituiu sua biodiversidade por plantas exóticas, oriundas de outros lugares.

Plantar as árvores nativas da região é favorecer a retomada do equilíbrio ecológico, trazer mais água, favorecer a fauna silvestre, diminuir a manutenção, ter plantas que se desenvolvem melhor e mostrar para as pessoas o nosso maior patrimônio: a natureza.

Baseado nesses princípios, a Prefeitura de São Bernardo do Campo fomenta o plantio de espécies nativas da região, são elas:

  1. Pitangueira (Eugenia uniflora) – árvore frutífera de até 4 metros com Madeira resistente. Vira um buquê branco em setembro, ficando depois carregada de pequenos frutos que fazem a festa da passarada e pessoas.

 

  1. Ipê amarelo (Handroanthus ochraceae) – cresce até uns 4 metros nas condições urbanas de São Bernardo e fica totalmente florido em agosto. Madeira dura e resistente.

 

  1. Cambuci (Campomanesia phaea) – Árvore frutífera de até 4 metros de altura. Dá frutos muito saborosos, tem madeira resistente e forma elegante.

 

  1. Jequitibá-branco (Cariniana estrellensis) – árvore-rei da floresta paulistana, dura séculos e forma uma enorme e bela copa. Muito rara atualmente.

 

  1. Pau-ferro (Caesalpinia leiostachya) – pode atingir até 30 metros de altura, com copa arredondada e ampla, proporcionando boa sombra. Possui tronco ereto e ramificado de coloração clara e manchada, o que lhe confere caráter altamente ornamental. Importante ressaltar que apesar do seu grande porte, não possui raízes agressivas, sendo adequada para plantio em áreas urbanas onde possa desenvolver sua grande copa, principalmente grandes áreas abertas e longe de fiação elétrica. 

 

  1. Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides) – árvore de grande porte que pode atingir 20 metros de altura facilmente. De caráter ornamental, não possui raízes agressivas, e apresenta intensa floração na cor amarela ouro em copa arredondada e ampla que proporciona boa sombra. Deve-se evitar seu plantio junto à rede elétrica.

 

  1. Cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata) – árvore nativa ornamental e frutífera, bastante atrativa para a avifauna. De porte pequeno a médio, pode chegar a 12 metros de altura, com uma copa decídua colunar e tronco reto e liso. A floração melífera é na cor branca e os frutos são comestíveis e saborosos - ambos ocorrem na primavera.

 

  1. Quaresmeira (Tibouchina granulosa) – espécie nativa da Mata Atlântica brasileira, considerada de pequeno porte, também já é muito utilizada na arborização urbana. Possui floração de caráter ornamental intensa e marcante, nas cores roxas ou rosadas. Altura média é de 8 a 12 metros, com uma copa arredondada bem distribuída.

 

  1. Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) – espécie nativa da Mata Atlântica esta árvore de pequeno porte é notável por sua intensa floração tricolor branca, rosa e violeta que ocorre simultaneamente. A cor da flor está relacionada com sua idade, desabrocham brancas, passam pelo rosa e vão se tornando violetas gradativamente. Pode chegar a 5 m de altura.

 

  1. Paineira rosa (Ceiba speciosa) – espécie nativa da Mata Atlântica que atinge 30 m de altura, com tronco retilíneo e cilíndrico, cinzento-esverdeado, com engrossamento próximo à base (barriga), o que justifica o nome em várias regiões: “árvore barriguda”. Pela sua rusticidade e beleza de floração e devido ao tronco grosso e a paina branca presa à planta, é muito utilizada para a ornamentação de parques e ruas.

 

  1. Ipê rosa (Handroanthus heptaphyllus) – espécie nativa da Mata Atlântica que atinge 30 m de altura, árvore frondosa de floração magnífica.

O Ipê Rosa em determinada estação do ano perde todas as folhas dando lugar a uma espetacular florada.

Uma característica importante do Ipê e que ele atrai abelhas e pássaros, principalmente o beija-flor, agentes fundamentais na polinização.

 

 

 

ÁRVORES NOTÁVEIS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

 

 

  1. Árvore dos Carvoeiros (Ficus organensis)espécie nativa da América do Sul com ampla distribuição na Mata Atlântica, que apresenta como principal característica seu tronco e porte avantajado. A árvore encontra-se em uma jardineira de concreto que protege suas raízes.

Localização: Altura do Km 24 da Rodovia Anchieta – Pista Norte (Sentido São Paulo), São Bernardo do Campo.

 

 
  1. Jatobá da Av. Vergueiro (Hymenaea courbaril) - espécie nativa do Brasil com ampla distribuição na Mata Atlântica e Floresta Amazônica, que apresenta como principal característica sua altura avantajada. A árvore encontra-se em um cercado de tela para sua proteção. Exemplar de grande porte e bastante vistoso, sendo considerado um monumento natural, localizado na Av. Vergueiro, 975

 

  1. Magnólia da Rua Marechal Deodoro (Magnolia grandiflora) - espécie exótica natural da América do Norte. Apesar do exemplar não existir mais (foi cortado em 1960), achamos importante resgatar a história dessa que foi a primeira árvore notável de São Bernardo do Campo. Ela dá nome, por exemplo, à Agência da Caixa Econômica Federal localizada na Rua Mal. Deodoro. No final Rua Mal. Deodoro, à época Estrada Caminho do Mar, localizava-se um restaurante de nome “Recreio Magnólia”, de um casal italiano (Aristides e Zelinda Zanella), que servia como parada obrigatória para os viajantes indo ou vindo de Santos. O nome do restaurante foi dado em função de um exemplar muito vistoso localizado em frente ao mesmo.

Em 1960, mesmo a população protestando, a magnólia foi removida, causando muita comoção entre os moradores.

Resolvemos resgatar essa história, para evitar que novas “magnólias” sejam cortadas na cidade.

Fonte das fotos: https://blogdocarlaoblog.wordpress.com/2017/01/07/antiga-sao-bernardo-do-campo/