As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2013).

Os Parques urbanos assumem diferentes funções como: função social, função estética, função ecológica, função educativa e função psicológica e estão inseridos nas áreas urbanas dos municípios, integrando o sistema de áreas verdes da cidade.

  • Função Social: possibilidade de lazer que essas áreas oferecem à população.
  • Função Estética: diversificação da paisagem construída e embelezamento da cidade.
  • Função ecológica: provimento de melhorias no clima da cidade e na qualidade do ar, água e solo, resultando no bem estar dos habitantes, devido à presença da vegetação, do solo não impermeabilizado e de uma fauna mais diversificada nessas áreas.
  • Função Educativa: possibilidade oferecida por tais espaços como ambiente para o desenvolvimento de atividades educativas, extraclasse e de programas de educação ambiental.
  • Função Psicológica: possibilidade de realização de exercícios, de lazer e de recreação que funcionam como atividades “antiestresse” e relaxamento, uma vez que as pessoas entram em contato com os elementos naturais dessas áreas.

Em São Bernardo do Campo, temos os seguintes parques municipais urbanos: