Pular para o conteúdo
Acessibilidade

Caminho do Sal

Em um importante cenário de preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural, convidamos você a redescobrir, em meio a paisagens fantásticas e muita aventura, um dos caminhos mais antigos do Brasil: o Caminho do Sal!

Caminho do Sal é uma rota ecoturística que conecta São Bernardo, Santo André e Mogi das Cruzes. São cerca de 50km de muita aventura e belas paisagens em meio à Mata Atlântica. O percurso, composto principalmente por estradas de terra e cascalho, é indicado para a prática de Mountain Bike (MTB), cicloturismo, caminhadas de longa distância, corrida rústica ou de montanha e cavalgada. Há trechos com diversos graus de dificuldade que atendem do esportista mais experiente ao iniciante.

A rota é dividida em três partes: Trecho do Zanzalá (15km), Trecho dos Carvoeiros (10km) e Trecho do Bento Ponteiro (25km). Estes trechos resgatam a história dos primeiros caminhos do Planalto Paulista originados no período da colonização pela coroa portuguesa, ainda no século XVII. Por ali, tropeiros transportavam sal para abastecimento da região. A rota também foi utilizada para o transporte clandestino de pedras preciosas, o que motivou seu bloqueio, na época, pelo rei.

No caminho, você estará em meio à Mata Atlântica, poderá tomar banho de rio em águas límpidas, encontrará mirantes, avistará diversos monumentos históricos, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e o primeiro oleoduto do Brasil. São muitas atrações e percorrer o caminho possibilita, aos visitantes, o entendimento da dinâmica dos deslocamentos durante a exploração colonial do país.

É possível acessar a rota por qualquer um dos 3 municípios. Ela é autoguiada, aberta todos os dias da semana, e não é necessária inscrição.

Um Guia de Ecoturismo com informações detalhadas sobre a rota, contendo mapas, fotos, dados históricos, como chegar e muitas dicas, pode ser acessado clicando aqui

Informações adicionais de segunda à sexta, das 8h às 17h: 2630-4507.

 

Veja a opinião e imagens de quem já fez o Caminho do Sal:

Com 50km, Caminho do Sal faz rota cicloturistíca dentro da Grande SP – Canal Bike é Legal

Caminho do Sal completo com Renata Falzoni

Caminho do Sal de Bike

Caminho do Sal com pernoite e carro de apoio


Caminho do Sal (Trajeto COMPLETO!)

Caminho do Sal via Rodoanel – mais de 140km de pedal

 

Caminho do Sal a pé com pernoite

 

Conheça o Folder:

 

Faça o Download do arquivo kmz:

Download