Histórico do Parque Natural Municipal Estoril

 

O Parque Estoril foi inaugurado em 1955 como um parque de lazer às margens da represa Billings.

Idealizado pelo prefeito Lauro Gomes como um parque recreativo para o operariado de São Bernardo, foi constituído a partir de áreas que eram de propriedade da Light, adquiridas pela Prefeitura por meio de acordo. Inicialmente denominado Parque Municipal, foi inaugurado no dia 1º de Maio de 1955.

Na administração seguinte, de Aldino Pinotti, ainda nos anos 50, o Parque ganhou melhoramentos e a capela de São Bartolomeo.  No ano de 1963 o local abrigou atletas que disputaram algumas competições aquáticas dos Jogos Panamericanos de São Paulo, nas águas da Billings.

Em 1985 foi inaugurado o zoológico municipal dentro do Parque.

Ao longo do tempo várias atividades e equipamentos de turismo e lazer foram sendo oferecidas aos visitantes: teleférico, pedalinhos, quiosques.

Devido a sua relevância ambiental caracterizada por abrigar remanescentes de Mata Atlântica e pela beleza da paisagem natural, o Parque foi decretado como Unidade de Conservação de proteção integral por meio do Decreto nº 18.684 de 2013.

A partir de então, o parque passou a ser denominado “Parque Natural Municipal Estoril Virgílio Simionato”, tendo como foco possibilitar o desenvolvimento de atividades de educação e de interpretação ambiental, de recreação e de turismo ecológico.

De acordo com a legislação, o Parque pode receber visitantes e atividades de lazer, desde que essas atividades estejam de acordo com os objetivos de proteção ambiental.

Confira o que pode ser feito no Parque:

 

PODE

NÃO PODE

Fazer piquenique

Fazer churrasco e fogueiras

Caminhar à margem da represa

Soltar pipa

Observar a natureza

Pescar

Nadar nas áreas próprias para banho

Entrar com animais

Conhecer alguns animais da Mata Atlântica no Zoológico Municipal

Utilizar equipamentos sonoros com volume alto

Visitar o Jardim Sensorial

Retirar flores, folhas e outros recursos naturais

Brincar com a Calçada da Fauna

 

 

Conheça o Guia do Parque Estoril clicando aqui